Inter soma quase triplo de pontos do São Paulo em seis rodadas e esquenta disputa pelo título
As seis vitórias consecutivas do Internacional no Brasileirão dizem muito sobre a arrancada colorada em busca do título. Mas também mostram a derrapagem do São Paulo, que chegou a abrir sete pontos de vantagem para o segundo colocado.
Nos últimos seis jogos no torneio, o Inter somou 18 pontos, 100% de aproveitamento e se transformou em um sério candidato à taça. O São Paulo obteve apenas sete pontos (38,8%) e pode perder a liderança para o próprio Colorado no jogo com cara de final, quarta, às 21h30, no Morumbi.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/X/W/s9JF95TSmqHbxjGOTrsw/carrossel-sao-paulo-internacional.jpg)
A mudança começou a partir da 25ª rodada. Enquanto o Colorado vencia o Botafogo, o Tricolor perdia para o rival Corinthians. Mesmo assim, a vantagem ainda era de nove pontos.
Pouco mais de um mês depois, o Inter bateu o próprio recorde de vitórias seguidas (seis) entre todos os clubes nesta edição da Série A ao fazer 4 a 2 no Fortaleza, na noite de domingo, no Beira-Rio.
O São Paulo empatou por 1 a 1 com o Athletico, em Curitiba, e passou a acumular três jogos de jejum no torneio. Só um ponto separa os times na tabela.
O Inter em seis jogos (seis vitórias)
- 25ª rodada: Inter 2 x 1 Botafogo
- 26ª rodada: Inter 2 x 0 Palmeiras
- 27ª rodada: Bahia 1 x 2 Inter
- 28ª rodada: Ceará 0 x 2 Inter
- 29ª rodada: Inter 1 x 0 Goiás
- 30ª rodada: Inter 4 x 2 Fortaleza
O São Paulo em seis jogos (duas vitórias, três derrotas e um empate)
- 25ª rodada: Corinthians 0 x 1 São Paulo
- 26ª rodada: São Paulo 3 x 0 Atlético-MG
- 27ª rodada: Fluminense 1 x 2 São Paulo
- 28ª rodada: Bragantino 4 x 2 São Paulo
- 29ª rodada: São Paulo 0 x 1 Santos
- 30ª rodada: Athletico 1 x 1 São Paulo
Diferença chegou a ser de 12 pontos
Antes da série perfeita, o Inter parecia fora da disputa pelo título. Ao fim da 24ª rodada, quando empatou por 2 a 2 com o Atlético-MG, no Mineirão, o Colorado tinha 38 pontos e estava em sexto lugar.
O São Paulo ainda vivia um momento mágico em campo e uma lua de mel com a torcida. O Tricolor bateu o Sport por 1 a 0, no Morumbi, e foi a 50 pontos, abrindo 12 para os gaúchos e sete acima do Galo, vice-líder na ocasião.
Relação ataque x defesa explica muito
A evolução do Internacional no Brasileirão passa diretamente pelo aproveitamento ofensivo e a solidez defensiva. Em seis rodadas, o time marcou 13 gols, enquanto o São Paulo balançou as redes somente oito vezes. No total, o Tricolor ainda tem dois a mais: 50 a 48.
E o Inter nem precisou de muitos gols de Thiago Galhado, ainda artilheiro do Brasileirão (16). O nome da vez é o de Yuri Alberto. O garoto de 19 anos ganhou espaço com a chegada de Abel Braga e foi o autor de quatro dos 13 gols durante a arrancada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/l/g/3Z05DDQuiAHayISjU78w/50847026952-cde3ab0c98-k.jpg)
O São Paulo não conseguiu manter o poder de ataque sem Luciano, com um problema na perna esquerda. Artilheiro do time na competição, com 12 gols, ele só jogou contra Corinthians e Fluminense e não atua há três rodadas. Brenner também caiu de rendimento e não marca há três partidas no torneio.
Mesmo assim, o jogador de 21 anos ainda é o “artilheiro” durante a sequência de seis partidas, ao lado de Tchê Tchê, com dois gols.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/S/z/QpoQXtTzWReAN3XKyjYA/luciaas.jpg)
Na defesa, os gaúchos também estão melhores. Foram apenas quatro gols sofridos contra oito dos paulistas. Eles estão empatados em terceiro como os times menos vazados do torneio, com 28 – o Grêmio lidera (24) seguido pelo Palmeiras (26).
Abel acha o time; Diniz vê esquema em xeque
A solidez defensiva é um dos principais trunfos do Inter. Contestado na “era Coudet”, o setor ficou menos exposto. Não joga mais tão adiantado. O técnico adota um posicionamento mais conservador, perto da área de Marcelo Lomba.
Rodrigo Moledo, que foi reserva de Bruno Fuchs e, posteriormente, de Zé Gabriel, voltou a formar dupla com Víctor Cuesta na zaga até sofrer uma lesão grave no joelho. O jovem Lucas Ribeiro assumiu a vaga contra o Fortaleza com a missão de manter a boa fase do setor.
Fernando Diniz voltou a enfrentar questionamentos da torcida pelas últimas atuações. O futebol envolvente do São Paulo deu lugar a exibições bem menos produtivas.
Contra Corinthians, Grêmio (no Morumbi) e Santos, o Tricolor foi muito bem marcado e não conseguiu criar tantas chances como estava acostumado. Daniel Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara, outros destaques na boa fase, hoje já não produzem tanto. Diniz, porém, não dá demonstrações de que mudará a forma de o time jogar.
Atlético-MG e Palmeiras também crescem
Se o Inter pode tirar a liderança do São Paulo na próxima rodada, Atlético-MG e Palmeiras são outros times que ganham força na reta final. E com um detalhe: ambos têm jogos a menos. Enquanto o Colorado batia 100% de aproveitamento, Galo e Verdão entraram em campo cinco vezes, com três vitórias, um empate e uma derrota (66,6%).
O Atlético-MG é o terceiro colocado, com 53 pontos, e tem um jogo a fazer contra o Santos, em casa, válido pela 28ª rodada.
O Palmeiras, sexto, com 48, possui duas partidas a menos: contra o Corinthians, nesta segunda, em casa, pela 28ª rodada, e diante do Vasco, pela primeira rodada, também no Allianz Parque.
O time, porém, ainda tem pela frente as finais da Copa do Brasil e da Libertadores, o que pode fazer com que tire o pé do acelerador no Brasileirão.
Os últimos jogos
São Paulo:
- Inter (casa)
- Coritiba (casa)
- Atlético-GO (fora)
- Palmeiras (casa)
- Ceará (casa)
- Grêmio (fora)
- Botafogo (fora)
- Flamengo (casa)
Internacional
- São Paulo (fora)
- Grêmio (casa)
- Bragantino (casa)
- Athletico (fora)
- Sport (casa)
- Vasco (fora)
- Flamengo (fora)
- Corinthians (casa)