Eleições 2022: Instituto Paraná divulga pesquisa para o governo do Rio

Luciano Huck seria a aposta dos eleitores do Estado do Rio de Janeiro caso o apresentador estivesse na disputa ao cargo de governador nas eleições de 2022, segundo um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas durante os dias 28 de maio e 1º de junho. Eis a íntegra (554 KB).

O levantamento entrevistou 1530 pessoas com mais de 16 anos e moradoras do Rio de Janeiro. Entre elas, 21,3% votariam no apresentador do programa “Caldeirão do Huck”. No entanto, a pesquisa mostrou que haveria um empate técnico com o deputado federal Marcelo Freixo (Psol). Ele foi opção de 20,5% dos entrevistados. O resultado levaria ambos ao 2º turno das eleições.

sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro - Avaliações de viajantes -  Palácio Guanabara - Tripadvisor
Palácio Guanabara, sede do governo estadual

Os eleitores que mais votariam em Luciano Huck completaram só o ensino fundamental (30,2%). O possível candidato é mais popular entre as mulheres (24,7%) e pessoas com mais de 60 anos de idade (24,8%). No cenário sem o apresentador, Freixo aparece à frente da disputa.

A pesquisa levou em conta a candidatura de Luciano Huck, Marcelo Freixo, Martha Rocha, Cláudio Castro, Felipe Santa Cruz, Rodrigo Maia, Washington Reis, Bernardinho e Rodrigo Neves. Em todos os cenários, no entanto, o índice de votos nulos e brancos ou dos que não sabem ou não responderam é mais alto do que o alcançado pelos candidatos.

O instituto utilizou uma amostra de 1530 eleitores, estratificada por sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento de dados foi feito por entrevistas pessoais por telefone, em 44 municípios. Foram auditadas 20,0% das entrevistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: