Instituto CCR e CCR NovaDutra levam palco virtual do Teatro a Bordo para Nova Iguaçu

O projeto Teatro a Bordo, apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, com apoio da CCR NovaDutra, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, leva a itinerância nas ondas da internet, do rádio e da imaginação, para Nova Iguaçu (RJ). Em tempos de isolamento social devido à pandemia, os artistas da trupes do Teatro a Bordo tiveram que se reinventar. A itinerância teve que se adaptar e será executada parcialmente a distância por conta da pandemia da Covid-19 mesclando técnicas de radioteatro e ações educativas, resultando na criação de uma cena inédita por cidade, com o objetivo de resgatar histórias da cultura popular e levar arte e informação para o público infanto-juvenil, além de integrar artistas e educadores das cidades envolvidas. Na Dutra, a edição on-line já passou por Lorena (SP) e Itatiaia (RJ).

As oficinas
A ação educativa acontecerá a partir de oficinas de contação de histórias por videoconferências com disponibilização e acesso gratuitos. As cenas criadas a partir do material recolhido nas oficinas serão gravadas em formato de podcast, distribuídas por meio da internet e de espaços nas rádios locais.

O link para inscrição da oficina de Nova Iguaçu (28/08) está disponível em: www.caixoladehistorias.com.br. O tema será “Contadores de histórias itinerantes e Contadores de histórias residentes: características da performance em diferentes espaços e contextos”. O cronograma será o seguinte: na sexta-feira (28) acontecerá a Oficina virtual de Contação por meio do aplicativo Zoom, onde as histórias serão recolhidas e na quarta-feira (2) o vídeo dos artistas locais com tradução em LIBRAS será publicado no canal do YouTube do Caixola. Os relatos da oficina serão transformados em um podcast publicado no Spotify e também no YouTube.

A realização do projeto na íntegra, com as apresentações do contêiner-palco em praça pública, acontecerá quando os eventos abertos forem autorizados e seguros, respeitando os protocolos sanitários vigentes. Vale ressaltar que todos os envolvidos na equipe do projeto trabalharão de forma remota, sem o encontro presencial. O Teatro a Bordo é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, com apoio da CCR NovaDutra, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, além do apoio das prefeituras locais.

SERVIÇO
Atividades virtuais – Teatro a Bordo

Sexta-feira (28/08)
16h – Oficina de Contação de Histórias 
– “Contadores de histórias itinerantes e Contadores de histórias residentes: características da performance em diferentes espaços e contextos”. Ação realizada pelo aplicativo Zoom. A inscrição acontece até 1 hora antes do início da reunião, por meio do link: https://bit.ly/2YyMKHG
*As histórias recolhidas nesta Oficina serão transformadas em uma cena que integrará a série de podcasts “Caixola de Histórias nos Ares” produzida pelo grupo e lançada semanalmente às segundas-feiras no Spotify e YouTube.

 

Quarta-feira (02/09)
Publicação do Vídeo dos artistas locais*
*Acessível em LIBRAS.

Sobre o Instituto CCR: O Instituto CCR, fundado em 2014, é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia a investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas –  e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões . Com foco em inclusão social, saúde e educação, o Instituto CCR já beneficiou comunidades no Brasil e no exterior, em locais onde as concessionárias da companhia atuam. Desde a sua criação, já foram gerenciados R$ 151 milhões, e, somente em 2019, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas em 152 cidades, no Brasil e no exterior. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 24 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito