fbpx

Iniciado no Teatro Municipal Trianon o curso Digitaliza Campos

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, junto com profissionais experientes do mercado digital, iniciou nesta quarta-feira (13) no Teatro Municipal Trianon, o curso Digitaliza Campos, o primeiro curso gratuito de mídias digitais. O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado pela primeira-dama, Tassiana Oliveira, o secretário Marcelo Mérida e o diretor de Emprego, Tarcísio Viana, abriram o evento, que conta com 420 participantes, sendo 20 surdos. O evento visa promover capacitação e oportunidade, de forma inclusiva e plural. Para o evento presencial, foram respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19, como uso de máscara e distanciamento social.
Na primeira noite, os palestrantes foram o especialista em marketing digital, Douglas Oliveira, a criadora de conteúdo digital, Lettícia Soares, e o fotógrafo e influenciador digital, Gabriel Farhat, que participou de um bate-papo com Tarcísio Viana. O curso será realizado às quartas-feiras, das 18h às 21h, até o dia 03 de novembro, em quatro módulos e com a participação de 12 especialistas.O evento conta com a participação de intérpretes de libras e, na primeira noite, estiveram Fábio André Pereira; Samara Lopes e Thales Araújo. Um vídeo institucional foi exibido na abertura do evento com os avanços que o município vem registrando este ano, com destaque para o 7º lugar no ranking de abertura de empresas, a reação de geração de empregos e, ainda, com o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) em nove meses, tendo superado 2020 inteiro.


O prefeito Wladimir Garotinho agradeceu à equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico, aos palestrantes pela doação do tempo para participar do curso oferecendo capacitação aos participantes, ressaltou as parcerias que vêm sendo desenvolvidas durante seu governo e, ainda, o potencial de crescimento de Campos, que vem sendo procurado por empresas para investimentos no município.
“Graças ao espírito que a cidade vem desenvolvendo hoje, pessoas estão doando seu tempo para ensinar outras pessoas a conviver com um mundo cada ave mais digital e competitivo. O mundo digital é uma realidade intransponível e, quem não se preparar, se qualificar e estiver adaptado a esta realidade, não vai conseguir ter sucesso neste segmento. Infelizmente, vivemos em um país desigual e aqui estamos tendo a oportunidade de diminuir a desigualdade, com capacitação técnica, profissional, específica. Esse curso além de ser ferramenta de capacitação, também é ferramenta de inclusão. Que seja produtivo esse evento, que está só começando”, disse o prefeito.
Ainda sobre as parcerias, o prefeito também falou sobre o Programa Amigo da Cidade, criado no início do ano, para que as pessoas e empresas possam contribuir com o governo municipal. Outro exemplo citado pelo prefeito, foi a inauguração na terça-feira (12) do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência (CAAC), segundo Centro do Estado do Rio de Janeiro e primeira do interior do estado. “Vamos reinaugurar amanhã (quinta-feira, 14) a 8ª unidade de saúde do nosso município em nove meses de governo”, ressaltando que todas foram reformadas e reabertas sem custos para a prefeitura e através de parceria com a iniciativa privada.
“Que a cidade de Campos possa fortalecer a sua marca porque Campos tem uma característica muito forte de comércio e serviço e está cada vez mais avançando. Vamos ter várias empresas vindo para cá destes setores. Tem muita gente procurando área em nossa cidade e tirando alvará para se instalar aqui e tenho certeza de que esse curso vai dar oportunidade a muitas pessoas”, destacou o prefeito, que já pensa em ampliar a oferta de cursos para 2022.
O secretário Marcelo Mérida também agradeceu pelo “momento de realizar e fazer entregas” e destacou a importância das parcerias. “Não se faz nada sozinho. Se faz com um conjunto de atores. Que esse curso realize e traga as informações necessárias para que a gente possa ser inserido nos espaços que estão abertos, que são múltiplos e milhares, mas que a gente precisa estar preparado. Quando a gente vai construindo e as pessoas de bem vão se somando, a gente pode fazer entregas muito maiores”.
Marcelo lembrou do encontro que teve na rua com a dona Kátia, mãe de Alan. Ele ouviu dela que o filho gostaria de participar mas, devido à rapidez com que as vagas foram preenchidas, após o prefeito divulgar, ele não havia conseguido se inscrever. Alan é surdo e, através do pedido de dona Kátia, foram abertas mais 20 vagas para este público. “É uma noite de muita alegria, uma noite em que a gente começa aa realizar os sonhos da Era Digital”.
O diretor de Emprego, Tarcísio Viana, relatou que é constante a necessidade por mão de obra para atuar nesta área, ao mesmo tempo, em que faltam profissionais especializados. “Essas pessoas precisavam de uma ponte como essa. Para este curso, cadastramos 400 pessoas em menos de três horas.
Queremos ajudar vocês também a se formalizarem e serem Microempreendedores Individuais (MEIs), a venderem propostas comerciais, a trabalharem para várias empresas ou, se for da vontade de vocês, preencherem as várias vagas que o mercado está disponibilizando. A gente está dando o primeiro passo porque a gente sabe que as mudanças ocorrem diariamente”, disse Tarcísio, ressaltando que o curso vai resolver questões de empregabilidade e digitalização do município.Próximas semanas:
Até o dia 03 de novembro, estarão participando também os especialistas Maurício Vasconcelos, Jef Feitosa; Fernando Borges, Victoria Tinoco; Cláudio Abreu e Julia Ambrozini. Entre os temas abordados, estarão O dia a dia de uma agência, Conteúdo e estratégias on-line; Fotografia com o celular; Planejamento de posts; Real necessidade do mercado e O Design como facilitador da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: