Indígenas protestam contra projeto de demarcação e sobem no telhado do Congresso

Um grupo com cerca de 40 indígenas subiu no telhado do Congresso Nacional para protestarem contra o projeto de lei sobre a demarcação de terras indígenas que está na pauta da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) desta 3ª feira (8.jun.2021). O texto em questão determina que a demarcação de terras indígenas seja feita por lei e não mais por decisão dos órgãos competentes, como a Funai (Fundação Nacional do Índio, o que na prática torna a demarcação mais complexa, já que teria que passar pelo crivo dos deputados e senadores.

Segundo um integrante do grupo que fazia a cobertura do ato, os manifestantes vieram em um ônibus e 3 carros dos Estados do Sul e de São Paulo. Ainda estaria prevista a chegada de outros 3 ônibus vindos do Sul, da Bahia e de Roraima.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) subiu a rampa do Congresso e negocia a desocupação do espaço. Depois, juntou-se a ela a líder da Rede na Câmara dos Deputados, Joênia Wapixana (RR).

Segundo as congressistas, os indígenas queriam conversar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para que o projeto de lei 490 de 2007 seja retirado da pauta da comissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: