fbpx

Incentivo à cultura: Prefeitura de Mangaratiba e Governo do Estado promovem encontro com artistas e grupos tradicionais da cidade

Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Mangaratiba e a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ) promoveram no Iate Clube de Muriqui um encontro inédito com artistas, quilombolas, pescadores artesanais e diversos representantes do segmento cultural da cidade. A reunião teve como objetivo preparar esses grupos para participarem dos editais e premiações disponibilizados pelo Governo do Estado que destinam recursos e incentivos à produção cultural.

Na mobilização, que foi realizada pelas Secretarias de Turismo e Cultura, Agricultura e Pesca e Governo, Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais e Eventos, junto com a Fundação Mário Peixoto e a SECEC-RJ, os artistas e demais convidados puderam conhecer as ferramentas que a Prefeitura e o Estado disponibilizam para fomentar produções e iniciativas culturais.

O assessor especial da Secretaria de Cultura do Estado, Washington Santos, apresentou os editais que estão abertos pela SECEC e explicou sobre cada etapa que engloba a seleção, abordando desde o momento da elaboração do projeto e inscrição até o julgamento e prestação de contas.

“O encontro de hoje tem como objetivo trazer todas as informações para que os artistas e as populações tradicionais de Mangaratiba possam acessar com mais facilidade os incentivos que o Estado está disponibilizando para fomentar a atividade cultural. Queremos simplificar caminhos e assim, contemplar a cidade. Os fazedores de cultura de Mangaratiba merecem usufruir desses benefícios, que ajudam muito a movimentar o setor e a geração de renda. Também aproveito para parabenizar a Prefeitura por todo comprometimento e dedicação”, comentou.

O Secretário de Turismo e Cultura de Mangaratiba, Fernando Luiz da Matta, explicou a importância da iniciativa.

“Estou muito feliz por conseguir reunir tantos representantes da cultura da nossa cidade. O que queremos é incentivar, facilitar e ensinar para cada artista, quilombola, caiçara, pescador ou artesão, a ter acesso as verbas disponíveis para o fomento do setor cultural. Quando o trabalho de vocês se desenvolve, o município prospera junto e nossa cultura fica mais valorizada”, pontuou.

Cabe destacar que, através do Programa Municipal de Formação na Área de Cultura (PROMFAC), da Fundação Mário Peixoto, e da Sala do Empreendedor, a Prefeitura de Mangaratiba já está dando todo o suporte e consultoria para que os artistas, empresas e demais membros do setor cultural da cidade possa ficar aptos a participar de qualquer edital ou prêmio, seja do setor público ou privado.

Representantes culturais entusiasmados:

Cerca de 50 membros do segmento cultural de Mangaratiba participaram do evento. Iosana Matias, representante dos Quilombos Santa Justina e Santa Isabel, comentou sobre a relevância do Projeto.

“É um ganho muito importante poder contar com o apoio da Prefeitura e do Estado. Nós que somos raiz e lutamos para resgatar nossa identidade todo dia, entendemos a importância de obter recursos que podem nos ajudar a realizar nossos projetos culturais. Estou muito grata e tenho certeza que essa parceria renderá bons frutos. Obrigada por essa assistência que está sendo disponibilizada para nós”, disse.

Já a historiadora Mirian Bondim, que é uma das maiores incentivadoras da cultura na cidade, frisou que o evento foi um momento histórico.

“Estou muito emocionada. Sempre foi muito difícil acessar verbas, pois, não tínhamos auxílio. Por diversas vezes chegamos a ter que pagar pela cultura, mas, hoje vejo que as coisas estão mudando. Chegou o momento da cultura receber e poder movimentar a economia da cidade. Somos um município riquíssimo de patrimônios históricos, materiais, naturais e culturais, e merecemos dar esse grande passo. Com esse movimento da Prefeitura e do Estado, hoje é um dia para ficar marcado na história da cidade”, comemorou.

Agendamento de consultorias:

Ao fim do evento 12 artistas já haviam procurado a Fundação Mário Peixoto para participar da consultoria de projetos ofertada pelo PROMFAC. Ao todo, já são mais de 29 artistas e produtores culturais que buscaram auxílio da Prefeitura para se inscrever nos editais do Estado abertos em 2021. Até o ano passado, a adesão de representantes de Mangaratiba nesses editais realizados pela SECEC-RJ era zero.

Para participar da consultoria do PROMFAC basta procurar a Fundação Mário Peixoto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e agendar o serviço.

Também participaram do encontro os Subsecretários de Agricultura e Pesca, Tauan de Moura; de Turismo e Cultura, Cláudio Maia; de Fiscalização Marítima, Braz Marcos; o Diretor de Cultura e o Secretário Executivo da FMP, Gil Del Carmo e Daniel Santos, respectivamente, além de representantes da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico, do Fórum Municipal de Cultura e do Fórum de Cultura da Costa Verde, entre diversas outras instituições. O cantor Daniel Soares encerrou o encontro cantando uma canção em homenagem a Mangaratiba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: