Inauguração da Casa do Trabalhador marca mês do trabalho em Teresópolis

A inauguração da Casa do Trabalhador, prevista para o próximo dia 27 de maio, será o marco do mês do Trabalho em Teresópolis. Além dessa importante conquista para o município, a Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com o Conselho M. de Trabalho e Emprego, organiza uma programação de atividades para o mês de maio. Entre as atividades, Conferência Municipal de Trabalho e Emprego, Troféu Trabalhador do Ano, WebSérie do Trabalhador, Seminário Virtual do Trabalhador e Feirão ‘Emprega Terê’.

“A instalação da Casa do Trabalhador em Teresópolis é uma das metas do nosso programa de governo e representa uma grande conquista para o município. Também precisamos enfatizar que mesmo durante um dos períodos mais difíceis da economia, provocado pela pandemia do Coronavírus, os esforços da nossa gestão têm gerado bons resultados no quesito empregabilidade”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Teresópolis vem se destacando com saldo positivo de empregos desde agosto de 2020 a março de 2021. Fevereiro/21 foi o melhor dos últimos 13 anos, com saldo positivo de 216 empregos. Isso se deve à criação do Programa de Recuperação Econômica e Geração de Emprego – ‘Pra Cima Terê’, lançado em agosto de 2020 pelo Gabinete de Crise. Com ações potencializadas para a geração de empregos formais diretos e indiretos, a iniciativa possui várias estratégias para estimular o empreendedorismo e os investimentos públicos e privados. “Dados do CAGED apontam que estamos há 8 meses seguidos com saldo positivo de emprego, mas sabemos que precisamos avançar no estímulo a novas oportunidades de emprego em nossa cidade, seja pela atração de investimentos no setor privado seja na qualificação do trabalhador”, enfatizou  o Prefeito.

Casa do Trabalhador

Programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, criado através da Lei nº 6.611/2013, a Casa do Trabalhador tem o objetivo de implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda, estimular a formação e a qualificação dos cidadãos, desenvolvendo ações de apoio ao trabalhador para contribuir com a sua inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho por meio de parcerias com instituições formadoras de ensino.

O Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, enumerou os benefícios de ter a unidade em Teresópolis. “Na Casa do Trabalhador teremos ações de apoio ao trabalhador, através do alinhamento entre a qualificação profissional e as demandas locais e a posterior oferta de serviços como orientações sobre primeiro emprego, estágio, elaboração de currículo, atendimento ao jovem trabalhador, atendimento à mulher trabalhadora, entre outros”.

Dia do Trabalhador para quem trabalha todos os dias - Diário do Rio Doce

Programação Mês do Trabalho

Focada nos esforços para continuar preservando os empregos dos teresopolitanos, a Secretaria de Trabalho organizou um cronograma de atividades para o mês de maio.

  • Conferência Municipal de Trabalho e Emprego (de 11 a 13/05)
  • Homenagens com o Troféu Trabalhador do Ano (11 de maio)
  • Feirão ‘Emprega Terê’ (de 17 a 28/05)
  • Seminário Virtual do Trabalhador (18 a 20 de maio)
  • Inauguração da Casa do Trabalhador (25/05), com previsão do primeiro curso já para o dia 27/05.
  • WebSérie do Trabalhador (todas as sextas-feiras)

Informações sobre os serviços oferecidos pela Secretaria M. de Trabalho podem ser obtidas no Portal do Trabalhador: www.teresopolis.rj.gov.br/portal-do-trabalhador/

Confira em anexo o calendário das atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: