fbpx

Igreja Matriz de São Gonçalo faz festa em devoção ao padroeiro da cidade

Nesta quinta-feira (07), se inicia a “Festa de São Gonçalo” na Igreja Matriz de São Gonçalo. A partir desse dia, acontecerá um Tríduo, que são três dias de festejos preparativos na igreja, até o dia da comemoração do padroeiro da cidade, São Gonçalo do Amarante, no domingo (10).

Segundo o pároco da Matriz, André Luiz Bastos Siqueira, a festa estará adequada ao momento da pandemia, sem atividades externas.

“Vamos manter todas as atividades dentro da igreja. Teremos uma limitação do número de pessoas e um agendamento online”, afirmou.

No dia inaugural, a festa está marcada para começar às 19h com a missa, que ocorrerá em todos os dias do evento, e uma adoração.

Confira a programação do evento

Na sexta-feira (08), ocorre o lançamento do livro “Um Ilustre Desconhecido” do professor de história da UERJ, Rui Aniceto Fernandes. A obra conta a história de Gonçalo Gonçalves, um sesmeiro que recebeu as terras que atualmente formam São Gonçalo e fundou a capela que hoje é a Igreja Matriz, em abril de 1579.  Assim, a narrativa aborda as histórias do município gonçalense e da igreja, além de abordar também sobre a família de Gonçalo, colonizador da cidade.

Na UERJ, o professor Rui faz parte de um grupo de pesquisa sobre a história de São Gonçalo, desde 1996. A universidade e a Igreja firmaram uma parceria em 2016 que busca reconstruir o templo da igreja, que completou 440 anos em 2019.

“Montamos uma parceria com a Igreja Matriz e o livro surge desse projeto. Enquanto a igreja é restaurada, nós fizemos as pesquisas e levantamos dados”, disse o professor.

No sábado (09), haverá uma contação de história sobre a vida do padroeiro do município. A missa desse dia não será campal como estava previsto.

No domingo (10), feriado municipal na cidade, participam do evento algumas autoridades, como o prefeito, secretários, vereadores e etc.

A programação online do evento será pelo canal “Voz do Amarante”, no Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: