Idosos serão vacinados contra a Covid-19 em casa, em São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo recebe, neste sábado (16), 320 mil seringas da Secretaria de Estado de Saúde. A entrega faz parte do planejamento de vacinação contra a covid-19, que terá, a princípio, 23 locais de imunização espalhados pela cidade. Os idosos serão vacinados em casa, assim como aconteceu com a vacinação da gripe no ano passado. A previsão é que, na próxima segunda-feira (18), toda a estratégia de imunização já esteja definida pelo Ministério da Saúde. 

A cidade vai seguir as orientações do Ministério da Saúde em relação às datas e fases de imunização. O planejamento prevê a vacinação dos trabalhadores da saúde, idosos com mais de 75 anos e institucionalizados (aqueles que estão em asilos e outras instituições) e indígenas na primeira fase. Em São Gonçalo, serão cerca de 50 mil pessoas. 

Para garantir a qualidade das vacinas, as geladeiras domésticas das salas de imunização estão sendo substituídas por novas câmaras de conservação. São 90 no total. As câmaras garantem que as vacinas permaneçam eficientes mesmo com falta de luz durante 24 horas. 

“Vamos seguir as determinações do Ministério da Saúde. Já disponibilizamos 23 unidades de saúde para a aplicação da vacina, mas eles podem ser ampliados conforme a demanda. Os idosos serão vacinados em casa”, disse o secretário municipal de saúde, Dr. André Vargas. 

A segunda fase deve contemplar idosos de 60 a 74 anos; a terceira será para pessoas com comorbidades (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares); a quarta fase será para professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. As datas das fases ainda serão definidas pelo Ministério da Saúde e podem sofrer alterações. 

A vacina contra a covid-19 é contraindicada para menores de 18 anos, gestantes e para pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: