Idosos acima de 80 anos: vacinação contra Covid-19, em Itatiaia, será realizada até 13 de fevereiro

Começa amanhã (03 de fevereiro) a imunização contra a Covid-19, nos moradores de Itatiaia com idade acima de 80 anos. A vacina será disponibilizada, na Policlínica Municipal, no Centro, das 9h às 16h30. Para a vacinação, a Secretaria de Saúde pede que os idosos tragam o CPF, o cartão do SUS, um comprovante de residência e a carteirinha de vacinação, se possuir.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as doses da vacina serão aplicadas neste público-alvo até o dia 13 de fevereiro. O Médico do Programa Saúde da Família, da Prefeitura de Itatiaia, Dr. Márcio Braga destacou que não é necessário que os idosos cheguem com horas de antecedência e que não é preciso que todos sejam imunizados no primeiro dia.

– É importante alertar que a população de idosos não pode ser submetida a aglomerações a fila. Por isso é fundamental que as pessoas compareçam a partir das 9h da manhã, não há necessidade de chegar antes. Vamos imunizar até o dia 13 de fevereiro e o município conta com um quantitativo de vacinas suficiente para atender esse público alvo – afirmou.

Além disso, idosos dentro desta faixa etária que tenham dificuldade de locomoção poderão ser vacinados em veículos, no sistema “drive thru” na frente da unidade de saúde. Os moradores com mais de 80 anos, participantes do programa “Melhor em Casa”, de acompanhamento domiciliar, serão vacinados em suas residências. 
Os idosos acamados, que ainda não participam do programa “Melhor em Casa”, deverão entrar em contato com o posto de saúde de seu bairro para agendar a vacinação domiciliar. Caso o idoso maior de 80 anos esteja sob prescrição de medicamentos controlados ou fazendo quimioterapia, precisará de avaliação de seu médico para ser vacinado.

Se o idoso já contraiu a COVID-19, precisa se apresentar 30 dias após o diagnóstico da doença. Caso, no momento da vacinação, o munícipe apresente febre ou estados gripais, não será vacinado nessa oportunidade.

Levando em conta os números alcançados na campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em 2020, em torno de 536 moradores de Itatiaia são esperados nesta primeira etapa de vacinação por faixa etária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: