Hospital Municipal realiza 1ª caminhada de conscientização de prevenção ao suicídio em Itaboraí

Hospital Municipal realiza 1ª caminhada de conscientização de prevenção ao suicídio (5)

A Prefeitura de Itaboraí, por meio do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia realizou na última sexta-feira (27/09), a 1ª caminhada de conscientização de prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo.

A ação contou com faixas, distribuição de panfletos explicativos e orientações. A caminhada partiu do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, seguindo pela Avenida 22 de Maio e finalizando no ponto de chegada, que foi a Quadra da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. No local, diversas atividades de promoção a Saúde, como orientação e avaliação nutricional, com as nutricionistas da Universidade Salgado de Oliveira (Universo); verificação de glicemia e pressão arterial, com a equipe do Hospital Municipal. E ainda o Espaço Saúde Fisio Style também esteve presente oferecendo os serviços de relaxamento muscular, terapia da dor, auriculoterapia, entre outras atividades. O espaço da beleza disponibilizou limpeza de pele, spa das mãos, teste de bases e demonstrações de maquiagens.

Hospital Municipal realiza 1ª caminhada de conscientização de prevenção ao suicídio (3)

O secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio ressaltou a importância das orientações sobre a prevenção ao suicídio. “A integração das secretarias é importante para disponibilizar uma maior orientação sobre a prevenção e a conscientização. E necessário que a população saiba que temos disponíveis na rede profissionais extremamente capacitados para ajudar. É essencial buscar o acompanhamento e acolhimento para vencer essa batalha”, disse o gestor da pasta.

O setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e durante todo esse mês, foram intensificadas as ações nas Unidades Básicas de Saúde e em outros equipamentos do setor público municipal, com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as suas formas de prevenção.

“Agradeço a todos que se disponibilizaram em participar desta caminhada. O número de pessoas que sofrem com a depressão e chegam a praticar o suicídio vem crescendo alarmadamente, principalmente em nossa cidade. Por isso precisamos estar atento aos sinais e buscar praticar o bem.  Temos em Itaboraí os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e psicólogos da rede disponibilizados para atender a população”, comentou a gestora da Mahatma Gandhi, administradora do Hospital, Larissa Cordeiro Salles Bertoldo.

Hospital Municipal realiza 1ª caminhada de conscientização de prevenção ao suicídio

A moradora do Centro, Keila Leite ficou sabendo do evento através de amigos e veio participar. “Uma ótima atitude. Importante ter esse olhar de cuidado uns pelo outros, pois muitas pessoas estão passando por momentos difíceis e nós nunca imaginamos que pode acontecer com alguém próximo”, afirmou Keila.

Participaram da caminhada funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social; do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, entre outros setores públicos e simpatizantes. Além do vereador Eneas, o secretário municipal de Governo e chefe de Gabinete, Jorge Antônio Silva e o ouvidor geral do Município, Leonidas Souza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: