Hospital do Olho de Duque de Caxias comemora um ano nesta sexta(28)

Neste dia 28 de dezembro de 2018 completam 365 dias de funcionamento da primeira unidade especializada em oftalmologia, totalmente gratuita, da Baixada Fluminense. Há exatamente um ano, a Prefeitura de Duque de Caxias inaugurava o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, no bairro Dr. Laureano, primeiro distrito do município.

A construção do hospital é a realização de um compromisso assumido pelo prefeito Washington Reis com a população de Duque de Caxias, mas que hoje vem beneficiando moradores de todo o Estado do Rio de Janeiro. A unidade conhecida como “Os novos olhos de Duque de Caxias”, é a mais moderna unidade pública de oftalmologia do país e conta com aparelhos importados de última geração. Em um ano de funcionamento o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito mudou a vida de muitas pessoas. Os números impressionam, contabilizando mais de 140 mil atendimentos, que incluem 11 mil cirurgias de catarata, 38 mil exames, 2 mil cirurgias diversas e 89 mil consultas realizadas.

Imagem relacionada

Uma história de sucesso que trouxe luz para milhares de pessoas

A saúde pública no Brasil enfrenta uma crise muito grave e, como consequência, milhares de pessoas estão à espera de cirurgias eletivas em todo o país. Muitos pacientes aguardam há mais de 10 anos pelos procedimentos. Segundo levantamento do SUS, 904 mil pessoas esperam por suas cirurgias. No Brasil, na lista de espera, a maioria dos pedidos de cirurgias é de catarata, hérnia, vesícula, amígdalas e adenoide, além de cirurgias ortopédicas. Desde que assumiu o governo, em 1º de janeiro de 2017, o prefeito Washington Reis vem tratando a saúde como uma das principais prioridades do seu governo, tomando importantes medidas para reduzir o tempo de espera na fila e o sofrimento dos pacientes.

Dona Zélia Maria de André, de 72 anos, moradora de Duque de Caxias, é uma dessas pacientes que esperava há anos por uma vaga para cirurgia de catarata em unidade pública no Estado. A espera acabou exatamente no dia da inauguração do novo hospital. Dona Zélia foi a primeira paciente submetida a cirurgia de catarata na unidade. Assim como muitos outros pacientes que foram operados e que hoje podem enxergar a vida com novos olhos. “A felicidade bateu à porta! Agora, estou ótima, vendo tudo direitinho”, festeja Dona Zélia.

Neste um ano de funcionamento a unidade atendeu a todos, independe do município onde residam. Para o prefeito Washington Reis o fato de haver uma unidade de pública de saúde especializada em oftalmologia, com atendimento gratuito e de excelência, atrai pacientes de todo o Estado. “Desde que assumi a prefeitura o projeto de construção do Hospital do Olho foi uma das nossas prioridades. Trabalhamos muito e com o apoio dos governos Federal e Estadual, estamos completando o primeiro ano de funcionamento, com números que vão além das nossas expectativas: mais de 140 mil atendimentos. Hoje o Hospital do Olho é reconhecido pelos serviços prestados não só para o cidadão de Caxias, mas de todo o Brasil”, destaca o prefeito Washington Reis.

Dona Maria Alvez, 62 anos, moradora do bairro Santa Lúcia, sabe o que é correr várias unidades de saúde e não ser atendida. “Quando eu descobri que estava com catarata corri muitos hospitais. Eu não tinha condições de pagar uma cirurgia de 3 mil reais. Mas Graças a Deus eu consegui aqui. Esse hospital é uma benção pra gente!”, comemora Dona Maria.

O Hospital do Olho Julio Cândido de Brito funciona de segunda a segunda, com a realização de cirurgias diariamente, inclusive aos sábados e domingos. Através dos mutirões de cirurgias, mais de 14 mil cirurgias de cataratas e diversas foram realizadas. A unidade não conta com emergência, mas recebe pacientes oriundos de outros hospitais, desde que encaminhados pelo Sistema de Regulação. Para ser atendido, o usuário deve agendar a consulta através da central de agendamento no telefone 3195-3888, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Ao chegar à unidade, todo paciente passa pela triagem, onde se verifica glicose, tonometria, autorrefração e pressão arterial. Depois, é encaminhado para um dos consultórios médicos. O hospital funciona de segunda a domingo, a partir das 7h e está localizado à Praça do Laureano, 1.135, bairro Dr. Laureano, Duque de Caxias.

Serviço:
1º Aniversário do Hospital do Olho Julio Cândido de Brito
Data: 28 de dezembro de 2018
Horário: 8 horas
Local: Praça do Laureano, 1.135 – Bairro Dr. Laureano, Duque de Caxias – RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito