fbpx

Governo Presente: Cláudio Castro faz última escala do programa no Porto do Açu, em São João da Barra

Durante três dias, governador percorreu 10 cidades do Norte e Noroeste do estado

O governador Cláudio Castro visitou neste sábado (07/08) o Porto do Açu, em São João Barra, último compromisso do Programa Governo Presente nas regiões Norte e Noroeste do estado. Durante três dias, o chefe do Executivo fluminense esteve em 10 cidades, onde reforçou o compromisso de não medir esforços para reerguer a economia nessas regiões, tão atingidas pela crise sanitária causada pela Covid-19.
– Encerramos o Governo Presente no Porto do Açu, importante empreendimento no Rio de Janeiro, que gera mais de 7 mil empregos diretos e tem estimativa de criar ainda mais no período pós-pandemia. Nossa parceria tem um único objetivo: trazer investimentos e gerar crescimento econômico na região e no estado – disse Cláudio Castro.
Além de gerar renda, empregos e arrecadação de impostos para o estado, o Porto do Açu é resultado de R$ 18 bilhões de investimentos privados. E tem a previsão de atrair mais R$ 22 bilhões nos próximos dez anos. Com a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), fundamental para o desenvolvimento do Distrito Industrial de São João da Barra, a expectativa é que a industrialização do Porto seja impulsionada. O secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, também acompanhou a visita e assinou a prorrogação do decreto que cria a ZPE do Açu. 
Nicola Miccione, secretário estadual da Casa Civil, disse esperar que o edital da ZPE do Açu possa ser lançado ainda neste ano, com os ajustes necessários que estão sendo discutidos pela Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro). 
– Dessa forma, esse empreendimento trará mais renda e desenvolvimento para o estado e o Norte Fluminense – explicou Nicola.
Vinicius Farah, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, também participou da visita.
– Essa ação representa muito mais do que uma política pública estadual. É desenvolvimento e transformação nacional, com a certeza da grandiosidade de investimentos e do que a parceria com o Porto do Açu pode proporcionar ao país – disse Farah.
A comitiva foi acompanhada pelo CEO do Porto do Açu, José Firmo. Em operação desde 2014, o complexo já possui 16 empresas instaladas. Para os próximos 10 anos, a estimativa é de que cerca de 10.500 novos postos de trabalho sejam criados.
– No curto prazo, vamos gerar empregos diretos e indiretos nos projetos em andamento. Isso inclui a expansão do terminal de exportação de petróleo, com tancagem e novos gasodutos que irão conectar o Açu à malha de transporte nacional – projetou Firmo.
A visita também foi acompanhada pelos secretários de Governo, Rodrigo Bacellar; de Obras e Infraestrutura, Max Lemos; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcelo Queiroz; e pelo líder do governo na Alerj, o deputado estadual Márcio Pacheco.
Antes de chegar ao Porto do Açu, Cláudio Castro esteve neste sábado em São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Italva e Cardoso Moreira, onde anunciou investimentos em obras de infraestrutura e participou de inaugurações. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: