Governo do Estado retoma obras em escola na Cidade de Deus

Reforma inclui o prédio principal e o ginásio poliesportivo


O governador Cláudio Castro autorizou, nesta sexta-feira (06/05), a retomada das obras da Escola Estadual Pedro Aleixo, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. A unidade será reformada e passará a ser chamada de Colégio Estadual Dom Eugênio Sales. As intervenções, que já começam na segunda-feira (09/05), serão no prédio principal e no ginásio poliesportivo. A obra contará com mais de R$ 8 milhões em investimentos.


– Acreditamos no potencial da educação e do esporte para transformar a vida da nossa juventude. Não é aceitável ter equipamentos inacabados dentro das comunidades. Resolver as necessidades básicas da população é nosso compromisso para garantir dignidade aos cidadãos fluminenses – disse o governador Cláudio Castro.


Localizada na Rua Israel, a unidade é composta por quatro pavimentos. No térreo, além do pátio coberto, há auditório, refeitório, cozinha, secretaria e sanitários. Haverá uma biblioteca e laboratórios de Informática e Ciências/Física. Também estão previstas uma sala de artes e a administração no segundo andar, enquanto no terceiro e quarto pisos ficarão as 16 salas de aula. As obras incluem, na parte externa, a pintura, a remodelação da fachada, a reconstrução de muros, iluminação, melhoria na rede de drenagem, pavimentação, criação de acessos e paisagismo.


Por dentro, os serviços serão de limpeza, pintura, impermeabilização, revestimento, reforma das instalações elétrica e hidráulica, instalação de sistema de segurança contra incêndios e rebaixamento do teto em gesso, entre outros. A obra será executada pela Emop-RJ, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Obras, e tem prazo de conclusão de seis meses.


– Tenho muito orgulho em fazer parte de um governo que está mudando a realidade do Rio. Vamos recuperar este espaço tão importante para todos que moram aqui. Construir uma escola é sempre positivo, representa a esperança de um futuro melhor para os nossos lares – destacou o secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi.

Reforma vai gerar mais 1.920 vagas para alunos da região
A escola tem cerca de 450 alunos do Ensino Médio. A previsão da Secretaria de Educação é gerar 1.920 vagas para o atendimento da demanda de alunos na região.


– Hoje é um dia histórico para a Cidade de Deus e para o nosso estado. Essa obra estava há muitos anos parada e nós vamos resgatar a oportunidade e a dignidade dos alunos moradores dessa comunidade. É uma alegria saber que no ano que vem o Colégio Dom Eugênio Sales estará funcionando nos períodos da manhã, tarde e noite – destacou o secretário de Educação, Alexandre Valle.
A intervenção na unidade começou pelo Estado, mas foi paralisada no ano de 2015 e teve seu contrato rescindido em 2016. Dom Eugênio Sales (1920-2012), homenageado com o seu nome na escola, foi um cardeal brasileiro e arcebispo emérito do Rio de Janeiro. Foi o religioso brasileiro com o maior número de cargos no Vaticano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.