Governo do Estado inaugura unidade da Faetec em Iguaba Grande, na Região dos Lagos

Com o objetivo de expandir a oferta de ensino técnico por todo o Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro inaugurou, nesta sexta-feira (09/07), a primeira unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) da cidade de Iguaba Grande, na Região dos Lagos. Neste semestre, o novo espaço vai oferecer 156 vagas para sete cursos com duração de 20 semanas.

–  Os cursos da Rede Faetec estão alinhados para qualificar os alunos de acordo com a vocação econômica e as demandas das empresas que estão instaladas ou que ainda vão se instalar em cada região. O Governo do Estado do Rio de Janeiro tem procurado dar oportunidade a todos porque, se o interior é forte, isso se reflete no estado como um todo. Temos a missão de desenvolver o estado por inteiro. Os jovens devem ter possibilidades de estudarem, trabalharem e empreenderem nas cidades onde moram – disse o governador Cláudio Castro.

A unidade de Iguaba vai oferecer, entre outros cursos de qualificação profissional, os de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Encanador Instalador Predial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Computador, Programador de Dispositivos Móveis, Assistente de Logística e Assistente de Administração.

– Temos a missão de interiorizar os cursos de qualificação profissional da Faetec. O objetivo é que as pessoas se qualifiquem e possam ser empregados na região. E que isso esteja alinhado com a demanda econômica da cidade. Neste prédio também vai funcionar, por meio da Fundação Cecierj, o pré-vestibular social e pré-vestibular expresso para que mais pessoas possam ter acesso à universidade – afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Doutor Serginho.

A Faetec é responsável pela implementação da política de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita no Rio de Janeiro. São mais de 110 unidades por todo o estado, que oferecem cerca de 200 cursos em várias modalidades para mais de 80 mil alunos por ano.

– Estamos trabalhando para que em Iguaba seja instalada uma Zona Especial de Negócios. Outra iniciativa da prefeitura é a reformulação da legislação para que haja incentivos fiscais. A inauguração da Faetec terá um papel fundamental na geração de emprego e renda a partir da qualificação profissional – ressaltou o prefeito Vantoil Martins.

Cinema em São Pedro da Aldeia

No início da tarde, o governador esteve no local onde, futuramente, será instalado um cinema em São Pedro da Aldeia. A nova sala faz parte do programa Cinema da Cidade, parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Agência Nacional do Cinema, que vai construir cinco salas de cinema em municípios do interior (São Fidélis, Bom Jardim, Miracema e Cordeiro).

– Entre quatro e cinco meses, vamos entregar o primeiro cinema do Brasil dentro do programa ‘Programa da Cidade’, junto com a Ancine, na cidade de Cordeiro. Acabou o tempo que as pessoas do interior precisam se deslocar para a capital para ir ao cinema. São cerca de R$ 3 milhões investidos só no cinema de São Pedro da Aldeia. A obra já está gerando emprego e renda para a cidade e, assim que a sala for inaugurada, outras atividades podem surgir – salientou a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Em seguida, Cláudio Castro visitou as obras do novo Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia. O shopping rural será o maior centro de armazenamento e distribuição de alimentos do interior do Estado do Rio de Janeiro, onde serão comercializados produtos no atacado e no varejo. A obra foi construída às margens da Rodovia Amaral Peixoto, um ponto de fácil acesso que vai atender pelo menos 12 municípios da Região dos Lagos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: