Governo do Estado do Rio abre escritório avançado em Teresópolis e investe R$ 52 milhões em contenções na Região Serrana

A cidade de Teresópolis recebe, nesta segunda-feira (18/3), um escritório avançado da Subsecretaria de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (SEINFRA) com vistas a obter eficácia na conclusão das obras de recuperação da Região Serrana que encontram-se em andamento desde 2011. Atualmente, entre outras obras, o governo do Estado investe R$ 52 milhões em projetos em tramitação na área de prevenção em Teresópolis. São obras de contenção de encostas em diversas localidades da cidade que estão em processo de licitação. 

O escritório da SEINFRA vai funcionar no Centro Administrativo Manoel Machado de Freitas (antigo Fórum), na Várzea. O prédio, onde funcionam diversas secretarias, órgãos municipais, federais e entidades, recebeu novas pintura e placas de identificação e as salas para atendimento ao público foram reorganizadas.

De acordo com o Prefeito Vinicius Claussen, a instalação desse escritório é um ganho muito grande para a cidade. “Esse escritório da SEINFRA vai melhorar a atenção, a fiscalização e vai dar mais celeridade às obras em Teresópolis. Ele vai garantir mais segurança ao governador e ao governo do estado para continuar investindo em Teresópolis. A informação que eu tenho é que, uma vez inaugurado, o escritório vai poder nos apoiar em outros projetos especiais em parceria com o Estado. Projetos nas áreas de Turismo, Infraestrutura e Zeladoria e na parte de Saneamento, por exemplo. É um ganho muito grande ter o escritório da Secretaria de Infraestrutura e Obras em Teresópolis e poder contar com a força do Estado do Rio de Janeiro e o apoio do Governador Wilson Witzel”, disse o prefeito.

O novo espaço, cedido pela Prefeitura de Teresópolis, contará com o trabalho itinerante de uma equipe multidisciplinar constituída de engenheiros, geólogos e assistentes sociais. Estes profissionais irão desenvolver ações correlatas com a gestão e a fiscalização dos contratos e ainda prestar apoio técnico para toda a região do entorno.

Estudos estão sendo realizados no sentido de viabilizar futuras instalações de mais escritórios avançados em outras localidades do estado do Rio. Entre elas, estão as cidades de Nova Friburgo, Petrópolis, também na Região Serrana; Niterói, na Região Metropolitana; Volta Redonda, no Sul Fluminense; e Macaé, no Norte Fluminense. 

Obras na Região Serrana

No total, atualmente a Região Serrana contabiliza duas obras de contenção em licitação em Teresópolis, sete em Nova Friburgo e uma em Bom Jardim. Além disso, há, também em licitação, uma obra de galeria de drenagem em Bom Jardim, uma  obra de drenagem de Águas Pluviais e Estabilização de Talude em Petrópolis e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e um sistema de distribuição de água em Areal. Outras duas contenções já estão em execução na cidade de Teresópolis. Além disso, existem unidades habitacionais previstas para Teresópolis (500); Sumidouro (120); São José do Vale do Rio Preto (120); Itaipava/Benfica (120) e Mozela (220), em Petrópolis; e Areal (153).

– A missão da Seinfra é prover o apoio multidisciplinar e servir ao povo fluminense. Neste caso, os servidores estarão mais próximos das frentes de trabalho – explica o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Horácio Guimarães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: