Google vai permitir que buscadores rivais apareçam de graça em dispositivos Android na Europa

O Google vai deixar seus concorrentes competirem gratuitamente para serem os mecanismos de busca padrão em dispositivos Android na Europa. A medida, que amplia uma promessa feita a reguladores antitruste da União Europeia em 2019, acaba com o modelo de leilão adotado à época.

“Agora, estamos fazendo algumas alterações finais na tela de escolha, incluindo tornar a participação gratuita para provedores de pesquisa qualificados. Também aumentaremos o número de provedores de pesquisa exibidos na tela”, afirmou Oliver Bethell, diretor do Google, nesta terça-feira (8).

O Google disse que os cinco mecanismos de busca qualificados mais populares em cada país da UE, segundo o StatCounter, incluindo o seu próprio serviço, serão exibidos em ordem aleatória na parte superior de uma tela de escolha no Android. A seção mostrará até sete buscadores adicionais na parte inferior. As mudanças entrarão em vigor em setembro.

Anteriormente, a empresa só permitia que quatro concorrentes, escolhidos em leilões separados para cada país da UE, fossem apresentados nas telas do Android.

Pressão na União Europeia

A mudança no mecanismo de busca mais popular do mundo ocorre no momento em que o bloco europeu considera regras que poderiam ser introduzidas no próximo ano para forçar Google, Amazon, Apple e Facebook a garantirem condições equitativas para concorrentes.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O Android funciona em cerca de 80% dos smartphones no mundo. A gigante de tecnologia dos EUA disse em 2019 que os rivais teriam de pagar por meio de um leilão para aparecer em uma tela de escolha na qual os usuários selecionam seu mecanismo de busca preferido.

Esse modelo foi definido meses após o Google ter sido multado em 4,34 bilhões de euros pela Comissão Europeia. O órgão regulador entendeu que a empresa usou injustamente o Android para estabelecer o domínio de seu mecanismo de busca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: