Funcionários da Clin fazem manifestação na porta da Prefeitura de Niterói

Cerca de 100 agentes do Sindicato de Trabalhadores de Asseio e Conservação (Sintacluns) se reuniram em uma assembleia na frente da Prefeitura de Niterói, na manhã desta quarta-feira (16), para se manifestar pedindo o reajuste salarial referente aos anos de 2021 e 2022. A assembleia do sindicato é formada por funcionários Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e da empresa pública de engenharia ambiental (Econit) que chegaram a discutir a possibilidade de paralisação de seus serviço e uma possível greve.

Grupo promete cruzar os braços
Grupo promete cruzar os braços | Foto: Leonardo Ferraz

Segundo os representantes do sindicato, a ideia é conseguir o aumento salarial digno para a classe.

“A nossa proposta inicial feita em janeiro para a Clin e para a Prefeitura foi pedindo o ticket alimentação de mil reais e a equiparação com o salário do pessoal do Asseio e Conservação, que também é do nosso sindicato, e que hoje recebe R$ 1.300. Ontem (15), eles mandaram a contra proposta para a gente sem aumento do ticket e com apenas o aumento de 1,95% no salário.  É muito pouco! O governo federal deu aproximadamente 6% de aumento no salário mínimo para aposentados e pensionistas. Então, estamos defasados. Não é o ideal vir e fazer essa manifestação aqui na pandemia, mas estamos aqui cumprindo todas as exigências sanitárias com máscara e álcool em gel”, contou Nezio Francisco, de 43 anos, que atualmente é o diretor jurídico do Sindicato de Trabalhadores de Asseio e Conservação (Sintacluns), que atende funcionários de Niterói até Rio das Ostras, na Região dos Lagos. 

Manifestação seguiu protocolos sanitários
Manifestação seguiu protocolos sanitários | Foto: Leonardo Ferraz

Na assembleia de hoje, que tinha o objetivo de pressionar o prefeito Axel Grael, foi utilizado carro de som e cartazes para mostrar a indignação dos representantes dos sindicato. A assembleia do sindicato foi pacífica e teve o acompanhamento de agentes da Guarda Municipal.

Manifestação foi acompanhada por  agentes da Guarda Municipal
Manifestação foi acompanhada por agentes da Guarda Municipal | Foto: Leonardo Ferraz

Segundo informações, o prefeito Axel Grael aceitou encontrar quatro pessoas da classe para discutir o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: