Fluminense revê algoz da Copa do Brasil e precisa espantar fantasma para manter “espelho” do 1º turno

Quase três meses depois, o Fluminense volta a Goiânia para reencontrar o seu algoz na dolorosa eliminação da Copa do Brasil. A competição e o estádio agora são outros: a bola rola às 21h30 (de Brasília) no reformado Antônio Accioly, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas a pressão…

Não dá para dizer que a cobrança seja a mesma. Afinal, aquela partida do dia 24 de setembro era considerada o “jogo do ano” até então, e o Fluminense perdeu: derrota por 3 a 1 e eliminação precoce no torneio mais rentável do país antes das oitavas de final. Embora o reencontro não tenha a mesma tensão, o time tricolor não deixará de entrar em campo pressionado.

Atlético-GO ainda está "engasgado" no Fluminense pela queda na Copa do Brasil — Foto: Heber Gomes / ACG

Além de buscar a sua primeira vitória sob comando do técnico Marcão, o Fluminense tem o primeiro turno como espelho a seguir. Antes de aceitar a proposta do Mundo Árabe, Odair Hellmann trabalhava internamente com a ideia de conseguir a sonhada vaga para a Libertadores repetindo o aproveitamento de 56,1% das primeiras 19 rodadas – o segundo melhor na “era pós-Unimed”.

E antes de sair ele repetiu os mesmos sete pontos nos cinco jogos do returno. Porém, o empate por 1 a 1 com o Vasco no último domingo fez o time cair de rendimento, já que no primeiro turno havia vencido o clássico. Agora, o Tricolor terá que espantar o seu fantasma da Copa do Brasil e ganhar fora de casa para alcançar os 11 pontos que somou nas sete primeiras rodadas do campeonato.

Campanha do Flu no Brasileiro 2020

Adversário 1º turno 2º turno
Grêmio 0 pontos 0 pontos
Palmeiras 1 ponto 0 pontos
Internacional 3 pontos 3 pontos
Bragantino 0 pontos 1 ponto
Athletico-PR 3 pontos 3 pontos
Vasco 3 pontos 1 ponto
Atlético-GO 1 ponto ?

– A gente sabe que vai ser um jogo muito difícil, mas temos que tentar ir em busca dos três pontos. Principalmente depois do último resultado, ficou com um gostinho de que poderíamos ter conseguido a vitória. Então temos que entrar focados do primeiro ao último minuto, sabendo que o detalhe pode ser a diferença, e buscar o gol o tempo inteiro. Sabemos que o time deles é difícil, joga muito no contra-ataque, mas fizemos um ótimo treino. Todo mundo está focado e preparado para o jogo – disse Nenê.

Caso seja derrotado nesta quarta-feira, o Fluminense ainda terá mais duas chances de igualar a pontuação inicial do primeiro turno, mas com missões teoricamente mais difíceis: contra o líder São Paulo e o clássico com o Flamengo, ambos no Maracanã. Na primeira metade do campeonato, o Tricolor foi derrotado pelos dois adversários, um no Morumbi e outro no Maracanã.

Retrospecto favorável

Apesar da eliminação na Copa do Brasil, o Fluminense conta com um retrospecto favorável como visitante diante do Atlético-GO. Segundo dados do site “Fluzao.info”, foram 10 partidas em Goiânia, com sete vitórias tricolores, um empate e apenas duas derrotas, sendo quatro jogos no Estádio Olímpico Pedro Ludovico e seis no Serra Dourada.

Fluminense encerrou a preparação na Serrinha, estádio do Goiás — Foto: Mailson Santana / Fluminense FC

A partida desta quarta marca a estreia do Fluminense no Estádio Antônio Accioly, inaugurado em 2018 e que estava em reforma quando as equipes se enfrentaram pela Copa do Brasil esse ano. Além do retrospecto de visitante, o Tricolor também conta com um pequeno tabu do Atlético-GO, que ainda não conseguiu vencer nos dois jogos desde a reabertura do estádio: empatou com Inter e perdeu do Goiás.

Para servir de inspiração, o time treinou na terça-feira na Serrinha, estádio onde jogou 13 dias depois da eliminação na Copa do Brasil e venceu o Goiás por 4 a 2 pelo Campeonato Brasileiro. Com 40 pontos, o Fluminense está em sétimo lugar na Série A, fora da zona de classificação para a Libertadores de 2021, grande objetivo do clube para a temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: