21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Fiocruz promove Ação Cidadania PcD na Maré

Neste mês de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) celebra seus 69 anos e também o comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/9). Como parte das ações de aniversário e em alusão à data, instituída em todo país para reforçar a importância dos direitos e das políticas que promovam a inclusão, haverá, no próximo sábado (23/9), uma ação destinada a pessoas com deficiência, suas famílias, profissionais de saúde, movimentos sociais e o público em geral. A Ação Cidadania PcD na Maré, que acontece no Centro de Artes da Maré, no Rio de Janeiro, de 9 às 16h, promoverá uma série de atrações para celebrar a cidadania, a diversidade humana e o combate à opressão e à desigualdade enfrentada pelas pessoas com deficiência.

Essa iniciativa inaugura a incorporação da data ao calendário oficial da Ensp/Fiocruz e decorre de uma parceria com o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a Cooperação Social da Fiocruz, a Asfoc-SN, a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, o Especiais da Maré, a Luta pela Paz e o Acolhe PcD.

Pela primeira vez, a Ensp/Fiocruz adiciona uma ação especialmente voltada para as pessoas com deficiência nas comemorações de aniversário, o que reforça o seu compromisso com a inclusão, a diversidade e a emancipação dessas pessoas. Para a pesquisadora Laís Silveira da Costa, que participa da organização da ação, a celebração é um dia de exaltação.

“As PcD têm seus direitos humanos sistematicamente violados. Nesse sentido, promover uma Ação Cidadania na Maré, um território compartilhado com a Fiocruz, é reconhecer a importância dessa luta em um território vulnerabilizado, que sofre com a violência constantemente. Precisamos jogar luz sobre o fato de que a deficiência também é produzida socialmente, uma vez que é produzida pela violência, pela falta de acesso, qualidade e acessibilidade. A deficiência tem endereço, raça, etnia e gênero, e as barreiras à participação enfrentadas pelas pessoas com deficiência variam de acordo com a sua condição de deficiência”, lamentou a pesquisadora.

A programação terá inúmeras atividades de lazer e para o letramento em saúde e desenvolvimento do potencial da pessoa com deficiência moradora da Maré e convidados com deficiência, com destaque para: oficina multidisciplinar para estimulação precoce, orientação para cuidadoras e cuidadores, oficina de tecnologia assistiva de baixo custo, educação de crianças no projeto de prevenção da violência Eu me protejo, atendimento multidisciplinar com circuito funcional, oficina de fisioterapia, entre outras, com o objetivo de sensibilizar para a inclusão e, sobretudo, fornecer ferramentas e recursos concretos para ajudar a tornar nossa sociedade mais acessível e igualitária. Além disso, o evento contará com uma ação pet (orientação para o cuidado de animais domésticos) e uma série de atividades lúdicas para divertir as crianças, como pula-pula, piscina de bolinhas e palhaços.

A atividade pretende ser um grande momento de celebração da diversidade humana, rompendo os muros da instituição para combater a opressão e a desigualdade enfrentada pelas pessoas com deficiência. “A Ação reforça o papel da Ensp e da Fiocruz na promoção da diversidade, inclusão e acessibilidade, compromisso firmado pela instituição em seu último Congresso Interno e marcado com a criação do Comitê Fiocruz, bem como a designação de um Grupo de Trabalho sobre o tema na Ensp”, destacou o diretor Marco Menezes.

Para facilitar o acesso a todos que queiram participar, será disponibilizado transporte do campus Maré da Fiocruz até o local do evento. Saídas de 9h às 16h, horário previsto para o término da atividade.

Confira a programação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *