Filas de vacinação por doses excedentes chega a 6.000 em São Paulo

As UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Santa Cecília e Cambuci, 2 bairros da capital paulista, registram até 6.000 inscritos nas filas pela “xepa” de vacinas contra covid-19. São as doses que sobram em frascos abertos ao final do dia, perto do horário de fechamento dos postos de saúde.

A informação foi divulgada nesta 3ª feira (1º.jun.2021) pelo jornal A Folha de S. Paulo.

A vacinação com doses sobressalentes ao fim do dia é para evitar o desperdício de imunizantes. Considera que já não haja nenhuma pessoa dos grupos prioritários na unidade de saúde esperando vacinação.

Quem esta na fila da “xepa” cadastra o número de telefone e recebe uma ligação quando chega a sua vez. A secretaria municipal de Saúde de São Paulo informa que aplica, em média, 2.046 doses remanescentes de vacinas por dia.

Atualmente, 2 grupos podem receber as doses excedentes: aqueles que tem deficiências permanentes não incluídas no BPC (Benefício de Prestação Continuada) e pessoas com mais de 18 anos que possuam comorbidades. Contudo, qualquer pessoa pode pedir para receber as doses da “xepa”.

A prefeitura afirma que o cadastro na fila deve ser presencial para apresentar “tanto a comprovação de residência no território da unidade [de saúde] quanto a comprovação de fazer parte de um dos 2 grupos contemplados para esse fim”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: