Festa do Divino, em Angra dos Reis, termina com carreata

Chegou ao fim neste domingo (23), a tradicional Festa do Divino, uma das mais importantes manifestações culturais de Angra dos Reis que acontece durante a Festa de Pentecostes, que marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

O festejo organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, aconteceu em um formato diferente em função da pandemia, apenas com a programação religiosa.

A festa teve início no dia 14 de maio, mas o ponto principal aconteceu na sexta-feira (21), quando o Padre Gilberto, pároco da Santíssima Trindade de Jacuecanga, promoveu a coroação do Menino Imperador, durante uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Figura emblemática da festa, o Menino Imperador é quem “recebe as chaves da cidade” e comanda simbolicamente os festejos do “império”. Nesta edição de 2021, o escolhido foi João Felipe Azevedo Oliveira, de 12 anos. Morador do Morro do Abel, ele é aluno do sétimo ano, e sonha em ser astrofísico.

As atividades da festa se concentraram principalmente na Igreja Matriz, local das missas, e na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, onde foi montado o império do divino. A caridade é um dos preceitos da celebração, desta maneira os alimentos não perecíveis doados pelos fieis serão revertidos para pessoas seriamente afetadas por conta da pandemia.

O domingo (23), último dia da festividade, teve início com a alvorada festiva, seguida de missa na Matriz. Ainda na parte da manhã, os festeiros Alonso Oliveira e Laura Nascimento, acompanhados do cortejo, saíram da Casa de Cultura com a bandeira da festa, com destino à Matriz, onde em seguida mais uma missa foi realizada. A celebração terminou na parte da tarde, após a terceira missa do dia, seguida de uma carreata do Divino Espírito Santo, que neste ano substituiu a passeata para que não houvesse aglomeração e uma bela queima de fogos. Os festeiros do ano que vem foram anunciados e serão os empresários Marcus Venissius Barbosa e Conceição Brasil.

– Tivemos uma festa linda. Com as comunidades envolvidas, respeitando os protocolos. A Igreja Matriz estava belíssima, as missas foram lindas. A Secretaria de Cultura apoiou em tudo que foi possível, reconhecemos a importância desse evento secular em nosso município. Nossa parceria com os patronos e com a igreja foi fundamental para o sucesso do evento – avaliou o secretário-executivo de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: