Feira de agricultura familiar completa 10 anos com edição especial pelo Dia do Meio Ambiente em Duque de Caxias

Neste fim de semana, nos dias 5 e 6/06, o Caxias Shopping promove uma edição comemorativa dos 10 anos da feira de agricultura familiar que acontece no local e tem o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A iniciativa reúne pequenos produtores da área rural do município e agricultores familiares que trabalham com cultivo de alimentos sem agrotóxicos e agroecológicos.

O evento, que costuma acontecer no primeiro e terceiro domingos de cada mês, ganhará uma edição extra neste sábado em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. “Há uma década, a primeira feira foi realizada aqui no shopping justamente nesta data. Resolvemos promover essa celebração para conscientizar a todos sobre a importância de iniciativas individuais e coletivas em defesa do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais do planeta reforçando nossa identidade e responsabilidade socioambiental”, diz Michelle Coutinho, gerente de marketing do Caxias Shopping.

A participação da Prefeitura de Duque de Caxias vem desde o início do projeto reunindo e incentivando os agricultores do município. Hoje, a ação está a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos que tem a frente o Secretário Marcus Vinicius Boquinha. “Temos muito orgulho da parceria com o Caxias Shopping para manter essa feira. Ela é fundamental para pequenos produtores da área rural da nossa cidade, que cultivam alimentos sem agrotóxicos. Os produtos disponibilizados são de qualidade excepcional, especialmente para quem busca uma alimentação mais saudável. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos vai continuar valorizando essa parceria, dando assistência na interlocução e apoio aos produtores, estimulando ainda mais essa iniciativa”, destacou o Secretário Boquinha.

A feira faz parte do projeto “Caxias Shopping Sustentável” que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida da comunidade. Além de movimentar a economia criativa e incentivar os produtores locais, o evento é uma oportunidade para quem busca uma alimentação mais saudável e deseja adquirir produtos cultivados sem aditivos químicos. Outro ponto alto da feira é a possibilidade do cliente tratar diretamente com o produtor, podendo conhecer sua história e saber detalhes sobre o cultivo dos alimentos que chegarão à sua mesa.

Além de hortaliças, frutas e plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como PANCs – como caruru, capiçoba, taioba, jurubeba, azedinha e ora-pro-nobis -, a feira também dispõe de chás, temperos e produtos artesanais, como pães, bolos, sucos, licores, geleias, compotas, antepastos, chutney, chocolates orgânicos e outros doces.

“Há 10 anos, a iniciativa de realizar a feira dentro do shopping foi inovadora. A ideia era estimular a produção local e promover, entre nossos clientes e frequentadores, a conscientização para uma nova forma de cuidar da saúde, apostando em alimentos de boa procedência. Como ao longo dos anos a busca por itens cultivados sem agrotóxicos e produtos artesanais ganhou mais adeptos, construímos uma história de muito orgulho para todos os envolvidos”, diz Andrea Luci, coordenadora de marketing do Caxias Shopping, que participou do lançamento da Feira Caxias Shopping em 2011.

Entre os expositores está o produtor Genildo Xavier da Silva, que participa da feira desde a primeira edição. Ele começou expondo somente sua produção de palmito e, com o tempo, foi adicionando outros produtos. Hoje, esta é sua principal fonte de renda. Sua bancada atrai uma clientela fiel que busca, além do palmito, batata chips artesanal preparada em óleo de palma, cocadas com sabores, mel natural, ovos e variadas frutas e legumes.

Já a produtora Suely Paixão começou dividindo a bancada com outro expositor e, hoje, faz sucesso com hortaliças, frutas, chás, temperos, ovos, sucos, bolos, além de mudas de plantas ornamentais e alimentícias. “Resolvi trabalhar com orgânicos, pois são alimentos de qualidade e o manejo de produção é sustentável”, conta Suely, que tem o apoio da família atuando junto no dia a dia da produção.

A visitação a Feira Caxias Shopping é gratuita e o evento acontece na praça, em frente à loja CVC, das 12h às 18h.

Feira Caxias Shopping – edição especial 10 anos
Datas: 5 e 6 de junho (sábado e domingo)
Horário: das 12h às 18h
Endereço: Rod. Washington Luiz, 2895 – Duque de Caxias
Central de Atendimento ao Cliente: (21) 2018-2324
ENTRADA GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: