fbpx

Fechada há mais de um ano, UBS de Vila Nova, em Campos, é reaberta durante o Prefeitura em Ação

Dentro das atividades desenvolvidas na terceira edição do programa “Prefeitura em Ação”, no distrito de Vila Nova, neste sábado (14), o prefeito Wladimir Garotinho reabriu a Unidade Básica de Saúde (UBS), fechada desde março do ano passado. Cerca de 6 mil moradores do distrito, distante 42 km do Centro de Campos, e de localidades vizinhas, serão beneficiados com consultas de clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e odontologia. Haverá ainda, serviços de enfermagem, além de exames de rotina e citopatológico (preventivo). O funcionamento será das 8h às 16h. 
Contando com o Posto de Saúde do Mercado Municipal, reaberto pela Prefeitura em abril deste ano, esta foi a sexta UBS devolvida à população pela gestão do prefeito Wladimir Garotinho e Frederico Paes. Já foram reabertas também as UBSF’s do Parque Santa Rosa, Lagoa de Cima, São Sebastião e Dores de Macabu. 
Acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, do secretário de Saúde, Adelsir Barreto, do secretário de Governo, Juninho Virgílio, e de demais secretários, vereadores e autoridades, o prefeito disse que cumpria com uma de suas principais promessas de campanha, que é a reabertura das UBSs.”Quando assumimos o governo encontramos 40 unidades fechadas pela gestão passada”, disse ele, destacando que a próxima UBS a ser inaugurada, na semana que vem, será a Jamil Ábido, no bairro da Pecuária. Para este ano, segundo Wladimir Garotinho, existe a programação de reabrir mais quatro unidades de saúde.

O prefeito fez um apelo para que haja união política. “Campos não pode cair no mesmo erro das brigas. Se tem alguém que não quer paz, esse alguém não sou eu. O momento é de união. Encontramos uma cidade abandonada, com vários serviços parados, mas aos poucos estamos conseguindo devolver à população uma Campos melhor”. 
O secretário de Saúde, Adelsir Barreto, ressaltou que uma boa assistência à saúde, por meio da Atenção Básica, evita que os agravos aumentem e contribuam para a superlotação dos hospitais. “Podem sempre contar conosco. A Saúde está à disposição de vocês”, afirmou Barreto, parabenizando o prefeito pela iniciativa de reabrir as UBSs. 
A encarregada da UBS de Vila Nova, Rachel Ribeiro Mendes de Abreu Azeredo, disse que a reabertura da unidade é uma conquista para a comunidade. Segundo ela, além de Vila Nova, a UBS vai atender moradores de localidades próximas, como Paraíso, Guarataia e Buraca.
Ela afirmou que está informando a cada morador seu número de telefone particular em caso de alguma emergência, atitude elogiada pelo prefeito. “O que eu te peço Rachel, é isso, que cuide do povo”, acrescentou Wladimir Garotinho.

Gabriela Carla da Silva, 33 anos, é comerciante em Vila Nova e foi uma das moradoras que comemorou a reabertura da unidade de saúde. Com dois filhos pequenos, de 4 e 1 ano de idade, ela contou que, até para vacinar as crianças, tinha que se deslocar até Campos. “Meu pai teve Covid e só conseguiu atendimento em Campos”, lembrou. 
Atendimento odontológico – Também presente no “Prefeitura em Ação”, o Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde fez uma exposição dos serviços ofertados por meio dos programas Portas Abertas, Acolher para Sorrir e Clube do Dentinho Saudável. Houve ainda distribuição de kits de higiene bucal.
Grávida de 8 meses, Bárbara Marins da Silva, 28 anos, foi conhecer os projetos do Departamento de Odontologia. Ela ficou sabendo que, durante a gestação, preconiza-se o mínimo de três visitas ao dentista.  As filhas dela ganharam escovas de dente. 
Entre os vereadores presentes, estavam o pastor Marcos Elias e Silvinho Martins, além de subsecretários municipais e presidentes de autarquias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: