Faetec aposta na formação ao longo de três anos do Ensino Médio para repetir bom resultado no Enem

Daqui a menos de 20 dias, será aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  É esperado que estudantes se sintam apreensivos com os resultados do exame, em virtude da pandemia da Covid-19 e dos desafios impostos a eles durante a preparação, que aconteceu por meio de atividades remotas. Porém, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) aposta na formação dada ao longo dos três anos de Ensino Médio, e o histórico de bons resultados atesta isso.

 

Nos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), que determinam a média dos colégios públicos e particulares que participaram do Enem em 2019, a Rede Faetec teve cinco unidades entre as 20 escolas públicas estaduais com melhor colocação na prova.

 

A Escola Técnica Estadual (ETE) João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, conquistou o 7° lugar no ranking; seguida da ETE Ferreira Viana, no Maracanã, que ficou com o 8° lugar. Em 2018, as duas unidades também foram as melhores colocadas da Rede. A ETE Juscelino Kubitschek, no Jardim América, segue na lista com o 9º lugar. O Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj, na foto acima), na Tijuca, levou a 17ª colocação, e a ETE Santa Cruz ficou na 20ª posição.

 

De acordo com o diretor da Faetec João Luiz do Nascimento, Pedro Costa, a unidade se destaca no exame há mais de uma década.

 

– É um orgulho ter a ETE João Luiz do Nascimento como a primeira unidade da nossa rede no ranking do Enem por tantos anos. Trabalhamos com comprometimento. Parabenizo toda equipe gestora, onde incluo todos os servidores, além do comprometimento dos educandos. É possível ter uma escola pública de qualidade – avalia o diretor.

 

Aprovado no Enem 2019 e com uma vaga garantida no curso de Engenharia da Automação no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Felipe Barbosa, de 19 anos, afirma estar muito satisfeito com resultado.

 

– Os professores incentivaram muito o estudo e o preparo visando ao Enem. Sempre nos ajudaram bastante, trazendo questões e dando dicas – disse o ex-aluno da Faetec João Luiz do Nascimento. 

 

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, mesmo com as adversidades provocadas pela pandemia, as expectativas para o próximo Enem são positivas.

 

– A nossa trajetória de bons resultados nos últimos anos mostra que temos uma rede forte e que é referência no estado. Certamente, a pandemia nos impôs algumas limitações e questões que precisaram ser adaptadas, mas trabalhamos incansavelmente para dar o suporte necessário para os nossos alunos. Ver a Faetec em destaque nesse ranking é motivo de muita alegria, pois levamos um ensino público gratuito e de excelência para a população. Desejo sucesso para os estudantes que farão o exame no próximo mês – disse o secretário.

Histórico de bons resultados

A Faetec, ao longo dos anos, acumula bons resultados no Enem. Na avaliação de 2018, das dez unidades públicas do estado do Rio de Janeiro com melhor colocação no exame, sete foram escolas técnicas da rede. Quando ampliado o ranking das 20 melhores posicionadas no Estado, a número de escolas da Fundação subiu para 13.

Para o presidente da Faetec, João Carrilho, a preparação este ano voltou-se às ferramentas digitais.

– Visando auxiliar os alunos do 3º ano, a Faetec tem proposto atividades remotas específicas para os estudos daqueles que pretendem prestar o Enem, o que pode ser verificado no http://faetecead.blogspot.com. No canal, encontra-se disponibilizada uma seção de fomento denominado ‘Dicas para o Enem’, com links de acesso a simulados, bancos de questões objetivas, testes rápidos, entre outros – orientou João Carrilho.

As provas impressas do Enem deste ano serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, e as avaliações digitais, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: