EUA criam 11º feriado nacional para celebrar fim da escravidão

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden sancionou a lei que transforma o dia 19 de junho em feriado nacional. A data é conhecida como “Juneteenth” (a junção das palavras junho e dezenove em inglês) e comemora o fim da escravidão no país. A sanção ocorreu na 5ª feira (17.jun.2021), um dia depois da aprovação pelo Congresso norte-americano. A data comemorativa já vai valer em 2021.

Juneteenth marca tanto a longa e difícil noite de escravidão e subjugação quanto a promessa de uma manhã mais brilhante por vir”, afirmou Biden ao criar o 11º feriado nacional dos EUA. “Um dia em que nos lembramos da mancha moral, o terrível custo que a escravidão teve no país e continua a ter – o que há muito chamo de ‘pecado original da América’.

O dia 19 de junho comemora a data em que as últimas pessoas negras escravizadas no país foram libertadas, em Galveston, no Estado do Texas. A libertação ocorreu depois do fim da Guerra Civil norte-americana, em 1865.

Como os Estados do Sul perderam o conflito, tiveram que obedecer à Proclamação de Emancipação, sancionada por Abraham Lincoln em 1º de janeiro de 1863. A Proclamação afirmava que “todas as pessoas mantidas como escravas” no país estavam livres.

O novo feriado nacional foi aprovado depois de casos de racismo e mortes violentas nos Estados Unidos, como a de George Floyd, que marcou o país em 2020.

BRASIL

No Brasil, uma data que se assemelha ao Juneteenth é o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. A data marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra a escravidão do país.

Mas apenas 5 Estados consideram o 20 de novembro um feriado: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Em outros Estados, como São Paulo e Minas Gerais, a data é feriado em algumas cidades.

A lei 12.519 de 2011 instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Mas o texto não incluiu a comemoração no calendário de feriados nacionais, uma vez que o Congresso nunca legislou sobre o tema.

Segundo o calendário de 2021, o Brasil tem 16 feriados nacionais. Nenhum deles fala sobre a contribuição negra ao país ou sobre o seu passado escravocrata.

Agora, os Estados Unidos têm 11 feriados nacionais anuais, incluindo o Dia de Martin Luther King, Jr., um dos maiores defensores de direitos da população negra no país, e o Juneteenth.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: