Especialistas aprovam cronograma da Prefeitura e alertam população: cuidados devem continuar

Vacinação contra a Covid - 19, na Clínica da Família Estácio de Sá, no Rio Comprido. Na foto, a senhora, Joana Angëlica Barbosa, a quinta a ser vacinada. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia

Médicos e pesquisadores comemoraram a notícia de que a população idosa começará a ser vacinada a partir de segunda-feira, no Rio. O cronograma da prefeitura prevê uma escala decrescente: os idosos de 99 anos ou mais dão o pontapé segunda-feira, os de 98 anos deverão ir na terça-feira, e assim em sequência. O calendário dura todo o mês de fevereiro, até os idosos de 80 anos, dia 27.

Para especialistas, a escolha da secretaria de Saúde de escalonar por idade foi acertada. “É uma boa estratégia”, avalia Chrystina Barros, pesquisadora em Saúde da UFRJ. “É claro que, na medida em que a idade decresce, aumenta o número de pessoas. Pessoas com mais idade provavelmente irão se deslocar com algum tipo de ajuda de acompanhante, ou familiar. O maior mérito desse plano é a capilaridade, tendo estratégias para que a vacina esteja presente no maior número de postos possíveis. A prefeitura utiliza, além dos recurso de clínicas da família, unidades básicas de saúde e drive thrus”, completou. A lista completa de unidades está no site www.subpav.org/ondeseratendido.

Chrystina reforça que a eficiência do calendário está diretamente associada à chegada das vacinas. O Rio deve receber uma nova remessa na semana que vem, mas depende dos esforços do Ministério da Saúde. “O que está sendo feito no município do Rio é uma organização transparente, quantificando grupo por grupo. Nós não temos vacina suficiente para imunizar todas as pessoas. As vacinas estão chegando e a prefeitura organizou, dentro da prioridade, as camadas que fazem a organização da fila. Quanto mais rápido chegarem vacinas, mais rápido conseguiremos alcançar toda a população”, disse a pesquisadora.

Calendário de vacinação dos idosos começa no dia primeiro de fevereiro - REPRODUÇÃO TWITTER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: