fbpx

Espaço público de São João de Meriti ganha exposição e atividades em caminhão de fotografia

Refletir sobre o futuro utilizando a fotografia como ferramenta: esta é a missão dada aos alunos de diversas escolas públicas em cidades dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro pelo projeto FotoItineirante. Apresentada pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, a ação cultural, realizada pela ONG ImageMagica, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Em São Joao de Meriti, o projeto estará nesta segunda-feira (23 de agosto), na Praça Três Poderes.

Durante este período, o caminhão da fotografia da ONG percorrerá algumas das cidades sob influência da Rodovia Presidente Dutra, administrado pela CCR NovaDutra, com uma série de atividades interativas e entrega das fotografias impressas já produzidas pelos alunos, fruto das atividades realizadas pela oficina de fotografia online, disponibilizada pela ONG no primeiro semestre.

Além de abordar questões técnicas para produzir uma foto, as aulas virtuais também promovem desafios fotográficos sobre temas de interesse público, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de despertar em cada aluno a possibilidade de usar a linguagem fotográfica como uma ferramenta crítica e de expressão.

“Adaptamos a primeira parte da oficina fotográfica no formato virtual para acompanhar a nova rotina dos alunos em tempos de pandemia. Neste próximo semestre, momento em que as escolas se adaptam às aulas presenciais, é uma oportunidade de encerrar o ciclo das atividades de uma forma mais completa”, conta Andreza Portela, coordenadora do projeto.

Circuito Cultural

Uma das atividades acontece dentro da unidade móvel: no caminhão, os alunos entram na câmera escura, um ambiente que simula como funciona uma câmera fotográfica por dentro. É um momento cheio de surpresas e descobertas, em que os alunos aprendem, na prática, sobre a formação da imagem e incidência da luz.

Já as fotografias realizadas pelos alunos durante a oficina online são impressas e transformadas em uma linda exposição. Ela é construída em formato de lambe-lambe e estará aberta para a visitação de toda a comunidade, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas pelos alunos.

Protocolo de prevenção da Covid-19

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Serviço
23/08 – Praça Três Poderes, das 9h às 14h, em São João de Meriti (RJ).

Escolas Participantes:

– EM Adérito Gomes Gouveia – São João de Meriti (RJ)

Sobre o Instituto CCR: O Instituto CCR é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia o investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários: o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas, e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões. O foco do Instituto CCR é em inclusão social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Desde a sua criação em 2014, já foram gerenciados R$ 163 milhões, e, somente em 2020, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas em comunidades de 115 cidades, situadas em trechos de atuação das concessionárias da companhia. Saiba mais em www.institutoccr.com.br .

ImageMagica: Fundada pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. Saiba mais em: https://imm.ong/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: