fbpx

Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Rio das Ostras ganham novos parquinhos

Obras de reforma, manutenção e novos equipamentos preparam unidades de ensino para o reinício das aulas presenciais

A Prefeitura de Rio das Ostras está preparando as escolas da Rede Municipal para retomada gradual das aulas presenciais. Além das reformas e obras de manutenção, a Administração vem equipando as unidades com novos materiais e as que atendem alunos da Educação Infantil receberam parquinhos com diferentes atividades. Esses brinquedos não são apenas um passatempo, mas estimulam a coordenação motora, a socialização e a percepção do entorno pelas crianças.

Escorregadores, piscinas de bolinhas, playgrounds com duas ou quatro atividades, túneis lúdicos estão chegando a 26 unidades de ensino, incluindo as quatro creches em construção. Gramas sintéticas, para garantir maior segurança às brincadeiras, e totens de higienização das mãos também foram implantados em algumas escolas.

“Estamos preparando tudo para dar um retorno feliz e seguro aos alunos. Substituímos o chão cimentado pela grama estética que, além de tornar o espaço mais bonito, evita que se machuquem nas quedas.  Recebemos recentemente jogos pedagógicos e colocamos totens em frente de cada sala para o professor ter um controle maior sobre higienização das mãozinhas das crianças”, contou Fernanda Machado, diretora da Escola Municipal Elson Pinheiro.

Além de novos parquinhos, as unidades de ensino contam com equipes de manutenção que fazem todos os reparos necessários, incluindo pinturas interna e externa. Os prédios também estão sendo equipados com novos mobiliários e materiais pedagógicos. E não faltam cuidados para garantir a segurança sanitária da comunidade escolar. Tudo isso é importante para o desenvolvimento dos estudantes e incentiva o aprendizado.

“O espaço oferecido deve ser convidativo, aumentando o interesse de nossos alunos em regressarem à escola num momento tão atípico. Estudos mostram que a infraestrutura escolar pode ter papel essencial na formação dessas crianças, além de garantir conforto e bem-estar não apenas aos alunos, mas também para os professores e a toda comunidade de ensino”, explicou Geisi Lugon, que dirige a Escola Municipal Sr. João Batista Gomes da Cruz.

As duas diretoras reforçam que, assim como os demais gestores das escolas, têm recebido grande apoio do prefeito Marcelino Borba e de toda a equipe da Secretaria de Educação na preparação das unidades para o ensino híbrido, mesclando atividades presenciais e remotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: