Equipe da Secretaria de Esporte e Lazer de São João de Meriti faz capacitação para atendimento a pessoas com deficiência

No último sábado (29), os integrantes da Secretaria de Esporte e Lazer passaram por um treinamento para melhor atender a pessoas com deficiência (PCD). O foco é tratá-los da forma correta para que possam se desenvolver melhor tanto nas atividades desempenhadas na Vila Olímpica, quanto na vida. 

A Vila oferece acesso a diversas modalidades esportivas para PCDs, como futsal, basquete, atletismo, bocha, tênis de mesa, além de psicomotricidade, que contribui para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.

Profissionais de educação física especializados na área foram os instrutores. Os participantes aprenderam os termos corretos e incorretos, formas de tratar e como se dirigir a elas. Um dos ensinamentos foi que devemos tratar cada um de acordo com a idade que tem, não infantilizando um adolescente, por exemplo. Também foi feita uma iniciação a Língua Brasileira de Sinais (libras). 

Para o secretário da pasta, Dinho Meriti, “essa capacitação foi boa para podermos atender melhor tanto os alunos quanto os seus pais e, principalmente, nos fez entender um pouco mais desse universo”. Ele ainda falou “sou grato ao prefeito Dr. João, pois tenho aprendido muito sobre o esporte e sobre pessoas com deficiência”. 

Tatiane Barbosa é professora do Projeto Esporte e Inclusão, desenvolvido pela secretaria. Ela foi uma das palestrantes e comentou que “nós precisamos mudar nosso olhar para as pessoas com deficiência. Olhamos muito para o que falta e esquecemos de olhar a potencialidade de cada um. Precisamos entender que quem tem deficiência é uma pessoa como cada um de nós, com direitos e deveres”.

O desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência é desafiador e requer muito empenho, empatia e carinho, o que já tem sido proporcionado pela secretaria. Após esse treinamento, a equipe da pasta estará mais capacitada para receber cada aluno. 

Além da prática de esportes para PCDs, a Vila Olímpica fica aberta para a população todos os dias das 6h às 21h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: