Em Recife, quem recusar vacina terá agendamento bloqueado por 2 meses

A prefeitura de Recife anunciou nesta 2ª feira (5.jul.2021) que irá bloquear o reagendamento de quem se negar a receber alguma vacina contra covid-19 por 2 meses. O objetivo da medida é evitar os apelidados de “sommeliers de vacina”, pessoas que buscam tomar apenas um determinado imunizante de um laboratório específico.

Segundo o prefeito João Campos (PSB), o profissional de saúde responsável pela aplicação do imunizante terá um botão que poderá ser acionado quando uma pessoa se negar a tomar a vacina. A recusa será sinalizada no sistema Conecta Recife e o agendamento da pessoa será impedido por 60 dias. O bloqueio deve entrar em vigor ainda nesta semana.

“Vacina boa é aquela que é aplicada. Com isso, a gente consegue garantir que todos e todas tenham direito à vacinação. Lembramos que a vacinação é uma estratégia coletiva”, disse Campos. O prefeito também declarou que apenas as grávidas e puérperas e pessoas com algumas comorbidades têm recomendação técnica para receberem especificamente a vacina Pfizer/BioNTech.

Até o momento, a cidade já vacinou 940 mil pessoas, sendo 650 mil com pelo menos uma dose. Também nesta 2ª feira (2.jul.2021), o governo comunicou o início do agendamento para pessoas sem comorbidades a partir de 37 anos. O grupo vai começar a ser imunizado contra a doença na 3ª feira (6.jul.2021).

RECUSA DE VACINA

Medidas semelhantes foram adotadas pelos municípios de São Bernardo do Campo e São Caetano, em São Paulo, na última 5ª feira (1º.jul.2021). Nesses locais, quem se recusar a tomar um imunizante vai ir para o fim da fila e só será vacinado depois do processo de imunização de todo o público adulto.

Segundo a prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), até o final da tarde de 6ª feira (2.jul.2021), cerca de 21 pessoas tinham assinado o termo de recusa da vacina contra a covid-19 e foram para o fim da fila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: