Em Niterói, uso de máscaras será obrigatório a partir da próxima quinta-feira

A Prefeitura de Niterói comunicou, nesse domingo (19), por meio de seu perfil oficial nas redes sociais, que o uso de máscaras será obrigatório a partir da próxima quinta-feira (23) no município. Segundo o comunicado, a medida comprovadamente diminui risco de contágio do novo coronavírus (Covid-19). “Para evitar o rápido avanço da epidemia em nossa cidade, será obrigatório, a partir de quinta-feira (23), o uso de máscaras. Sua utilização comprovadamente diminui risco de contágio por coronavírus por aumentarmos o número de barreiras de proteção”, diz trecho da nota divulgada.Após trabalho de desinfecção, uso de máscaras será obrigatório

O Executivo niteroiense também relembra que está entregando um milhão de máscaras por toda a cidade, o que resultaria, aproximadamente, em duas máscaras por cada habitante. Também é estimulada a produção própria do equipamento. “Até o dia 23, vamos fazer um trabalho educativo com a população. Mais importante ainda que a utilização de máscaras, fique em casa. A medida mais eficaz é o isolamento social. É assim que vamos salvar muitas vidas. Faça a sua parte”, apela a postagem da prefeitura.

Cartões – Nesta segunda-feira (20), começa a distribuição dos cartões do programa Renda Básica Temporária, que irá beneficiar 35 mil famílias incluídas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) até o dia 30 de março de 2020. E, a partir de quarta-feira (22), os microempreendedores individuais (MEIs), que se habilitaram para receber o auxílio de R$ 500, por três meses, e os beneficiários do programa Busca Ativa, poderão usar os cartões pré-pagos na rede credenciada de supermercados e farmácias. O cronograma das atividades foi divulgado pelo prefeito Rodrigo Neves por meio de vídeo pelas redes sociais da Prefeitura na noite deste domingo (19). 

Para consultar e ver se tem direito ao benefício do Renda Básica Temporária, basta enviar um SMS para 28047, informando o CPF do responsável da família. Na página da Prefeitura de Niterói também foi disponibilizado um link (http://www.niteroi.rj.gov.br/rendabasica) com perguntas e respostas mais frequentes sobre o Renda Básica Temporária, além de informações sobre o agendamento. Em caso de dúvidas, é possível ainda enviar uma mensagem por WhatsApp para o número 98099-1157 ou email para psb@sasdh.niteroi.rj.br. 

A distribuição dos cartões acontecerá em nove pontos: CEU Ismael Silva (Avenida Carlos Ermelindo Marins, 34, Jurujuba); Caio Martins (Rua Presidente Backer, s/n Icaraí); Caminho Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Centro); Horto do Barreto (Rua Doutor Luiz Palmier, s/n, Barreto); Horto do Fonseca (Alameda São Boaventura, 770, Fonseca); Escola Municipal Antinéia Miranda (Rodovia Amaral Peixoto, Km 2, Caramujo); CIEP 420 Di Cavalcanti (Estrada Caetano Monteiro, s/n, Badu); Escola Municipal Portugal Neves (Rua Quatorze, s/n, Piratininga); UMEI Vale Feliz (Rua Renato Pereira Machado, s/n, Engenho do Mato).

A distribuição seguirá o cronograma estabelecido por ordem alfabética. Nesta segunda-feira (20), o atendimento será para os beneficiários que tenham o nome iniciado pelas letras A, B, C. No dia 21, as letras D, E, F, G, H, I. No dia 22, será a vez daqueles com as iniciais J, K, L. No dia 23, o atendimento é voltado para pessoas com nomes iniciados por M, N, O, P, Q. E, no dia 24, R, S, T, U, V, W Y, Z. O Responsável Familiar deverá apresentar documento de identificação com foto e documento que contenha o seu número de CPF para a retirada do cartão pré-pago.

MEIs e Busca Ativa – Ao todo, foram distribuídos 6 mil cartões para microempreendedores individuais da cidade. Assim como acontecerá com os beneficiários do Renda Básica Temporária, os MEIs e os contemplados no programa Busca Ativa, que incluiu catadores, vendedores ambulantes, trabalhadores da economia solidária e artesãos, receberão auxílio de R$ 500 por mês, que será pago em abril, maio e junho.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou que, amanhã realizará uma reunião, por meio de videoconferência, com a participação de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação Comercial e do Sindicato dos Lojistas. O objetivo é criar um plano de retomada das atividades econômicas de maneira responsável.

“Nós vimos que os países que não adotaram medidas de apoio à economia, não tiveram uma retaguarda na saúde e não fizeram o isolamento social foram os que mais tiveram dificuldades em enfrentar esta pandemia. Não há contradição em salvar vidas e cuidar da economia. Em Niterói, ninguém ficará desamparado. Estamos trabalhando duro, dia e noite”, disse Rodrigo Neves.

Alerta por sistema de sirenes – Neste domingo, o prefeito voltou a usar o sistema de sirenes da Defesa Civil, instalado em 30 pontos espalhados pela cidade, para, se comunicar diretamente com a população. O prefeito chegou à sede da Defesa Civil, pouco antes do meio-dia e foi recebido pelo secretário municipal de Defesa Civil, coronel Walace Medeiros. Em sua mensagem, o prefeito ressaltou a importância do isolamento social nessa fase crítica de combate ao coronavírus.

“Quero agradecer a conscientização de grande parte dos niteroienses sobre a gravidade da epidemia do coronavírus e a perseverança de ficar em casa. Graças ao esforço e disciplina da maioria da população estamos vencendo a grande batalha contra esse inimigo invisível”, enfatizou Rodrigo Neves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: