Em Itaguaí, Fisioterapia auxilia no tratamento e na recuperação de pacientes Pós-CTI

A pandemia da Covid-19 promoveu mudanças significativas na vida de todos, sobretudo dos profissionais de saúde que, desde o começo, driblam os obstáculos e encontram na recuperação do paciente estímulos para encarar a dura jornada de trabalho.

Na rede pública de Itaguaí, a Prefeitura tem investido cada vez mais no Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSXF) para oferecer à população um atendimento de qualidade e muito mais humanizado.

E no ambiente hospitalar, a atuação de equipes de fisioterapia na unidade, junto a uma equipe multidisciplinar, tem sido crucial no tratamento e recuperação de pacientes, principalmente aqueles acometidos com o coronavírus. Segundo a Secretaria de Saúde, a fisioterapia hospitalar atua em três frentes dentro do hospital: no Centro de Terapia Intensiva (CTI), na emergência adulta e pediátrica e nas enfermarias clínicas e Covid.

No CTI do hospital, que possui 10 leitos de internações de alta complexidade, o fisioterapeuta se faz necessário 24 horas. E nessas internações, que necessitam mais cuidados ao paciente, cabe ao fisioterapeuta iniciar alguns cuidados: auxílio ao médico no processo de intubação e operar os equipamentos de ventilação mecânica, por exemplo.

— Também merece o devido destaque que a fisioterapia respiratória é importante para que o paciente não seja intubado, mas nos casos em que aconteça a necessidade de ventilação mecânica, ela atua em todo processo de monitorização ventilatória — acrescenta o coordenador de fisioterapia do HMXSF, Kazuhiro Issobe.

Enfermaria

O atendimento nas enfermarias é outra etapa em que a fisioterapia é indispensável. O profissional é o responsável por promover alguns procedimentos para fortalecer a musculatura respiratória e motora, promovendo a reabilitação para quem saiu do período crítico.

Pós-hospitalar

Após o período de internação hospitalar, o paciente é encaminhado para acompanhamento nas unidades de saúde com o objetivo de otimizar a reabilitação.

Fisioterapia auxilia no tratamento e na recuperação de pacientes Pós-CTI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: