Em experimento científico, Prefeitura do Rio avalia vacinar toda a Ilha de Paquetá contra a Covid-19

O comitê científico da cidade do Rio discute nesta segunda-feira, dia 31, a ideia de vacinar toda a Ilha de Paquetá contra a Covid-19, num experimento científico para avaliar os efeitos da imunização em larga escala.

A informação foi dada ao GLOBO pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Segundo ele, o projeto foi concebido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e por outros institutos.

— Ainda é um início de discussão. A ideia foi de um grupo de pesquisadores e a prefeitura obviamente a abraçou. Agora, vamos colocá-la como ponto de pauta — diz Soranz.

O projeto se assemelha a uma experiência desenvolvida na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, que demonstrou os efeitos de uma campanha de imunização massiva. Depois que 75% de sua população foi vacinada, o pequeno município de 45 mil habitantes teve uma brusca redução nos indicadores da Covid-19, sobretudo incidência, que antes se encontrava em patamares elevados. Os resultados do experimento foram divulgados neste domingo pelo “Fantástico”, da TV Globo.

Soranz informa que os detalhes do projeto da Ilha de Paquetá ainda serão debatidos pelo comitê científico.

Nesta segunda-feira, a junta de especialistas também debaterá a possibilidade da vacinação de grávidas sem comorbidades.

Vacinação por idade

Começa nesta segunda-feira o calendário de vacinação da população em geral, por faixa de idade, na cidade do Rio. Até quarta-feira, serão vacinados os cariocas com 59 anos, começando pelas mulheres. Para cada idade, serão destinados três dias de imunização. Assim, a prefeitura pretende aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todos os cariocas acima de 18 anos até outubro.

Durante o mês de junho, a campanha contemplará todos aqueles acima de 51 anos. Já em julho, serão vacinadas as pessoas de 50 até 42 anos. Em agosto, receberão a primeira dose aqueles de 41 até 33 anos. O calendário segue para as pessoas de 33 a 24 anos em setembro e termina em outubro, quando contempla todos de 24 a 18 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: