Eleições 2022: pesquisa mostra Lula um ponto à frente de Bolsonaro

Lula lidera pesquisa da XP/Ipespe, um ponto à frente de Bolsonaro, em cenário estimulado

O novo levantamento da XP/Ipespe mostra Lula um ponto à frente de Jair Bolsonaro (sem partido). É a primeira vez, desde setembro de 2019, que o ex-presidente aparece numericamente acima do atual chefe do Executivo.

A pesquisa apresentou possíveis nomes aos entrevistados, em cenário estimulado. Lula aparece com 29% das intenções de votos, contra 28% de Bolsonaro. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Com isso, a pesquisa aponta que Lula teve um aumento de 4 pontos percentuais nos últimos 20 dias. No mesmo período, Bolsonaro oscilou 1 ponto percentual para baixo.

Os outros possíveis candidatos apareceram na sequência: Sergio Moro e Ciro Gomes, com 9% cada um. Luciano Huck (sem partido), com 5%; Doria, Boulos e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) têm, neste estudo, 3% de intenções de voto cada. Votos em branco, nulos e indecisos somam 12%.

O levantamento também questionou alguns entrevistados sem indicar os possíveis candidatos, em um cenário espontâneo. Nesse caso, Bolsonaro lidera dentro da margem de erro, com 24%. Lula aparece com 21% das intenções de voto, um aumento de 16 pontos percentuais em comparação ao mês de janeiro.

Nas simulações de segundo turno, Lula teria 42% contra 38% de Bolsonaro. O atual mandatário, em outros cenários, aparece empatado com Moro e Ciro (30% a 30% e 38% a 38%, respectivamente) e venceria Doria e Huck (37% a 30% e 35% a 32%, de forma respectiva).

Lula venceria Sergio Moro em um eventual segundo turno, com 41% do petista contra 36% do ex-juiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: