Educação de Petrópolis inicia Jornada de Atualização Pedagógica

A Secretaria de Educação iniciou nessa segunda-feira (06.07) a Jornada de Atualização Pedagógica, evento criado pelo Departamento de Ensino Fundamental. A jornada abordará temas diferenciados em forma de curso para os profissionais da rede municipal de Educação e a transmissão será feita pelo facebook. O objetivo é o que aproximar dos servidores da rede municipal de Educação e conversar sobre as mudanças acarretadas nas rotinas, devido à pandemia do coronavírus.

A jornada conta com a participação dos Departamentos de Educação Especial e Infantil e apoio da Assessoria em Psicologia Escolar e a Saúde do Trabalhador.

“A jornada é uma forma de promover atualização, conversar e tirar as dúvidas dos servidores que também estão vivenciando esse novo momento, ao qual estamos nos adaptando diariamente. É importante a participação das equipes gestoras na jornada, tenho certeza que serão momentos inesquecíveis”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.Professores em aula de capacitação

Todo o curso será transmitido pela página da Jornada de Atualização Pedagógica, no facebook. A página tem o objetivo de divulgar e realizar videoconferências com intuito educacional.

A aula magna contou com a participação de Rui Carlos Stockinger – psicólogo, psicoterapeuta humanista e existencial, pós-graduado em Psicossomática, MBA em Gestão de Pessoas, formação analítica na abordagem centrada na Pessoa e Psicoterapeuta experiencial pelo Focusing Institute of New York, professor e escritor. Rui ministrou o tema: O cuidado na gestão humanizada e saúde mental em tempo de pandemia.

“Vivemos momento de impermanência. Algumas mudanças ocorrem sem a nossa vontade por isso é importante prestar atenção na forma em que lidamos com as nossas emoções, as atitudes frente ao mundo, ideias e valores. A gente vai modificando isso ao longo da vida”, comentou Rui.

Rui salientou, ainda, a necessidade do compartilhamento das emoções. “Precisamos falar, compartilhar as dificuldades. Isso nos ajuda a criar resiliência. Temos que ter muita atenção, compartilhar perdas, medos dificuldades, e incentivar a criação de novos sentidos no trabalho, otimizando recursos de forma criativa, trabalhar a inteligência inovacional”, completou Rui.

Confira as datas dos próximos encontros da Jornada Pedagógica:

10/07 – 15h: Processo de alfabetização pós Pandemia Thais Braga – Fonoaudióloga – Teresópolis

14/7 – 10h: Metodologias ativas e Gamificação – Prof. Bianca Della Nina e Prof. Josemar  Maiworm, rede municipal de Petrópolis e Victor Heluy do Prado – FOR GAMES

17/7 – 15h: Avaliação em tempos de Pandemia – Teresa Pontual – FGV

2O/7 – 15h: Como o cérebro aprende – Marta Relvas- Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento

21/07 – 15h: O fortalecimento da relação entre Familia e Escola – Isis Brito-Neuropsicóloga

24/07 – Educação Infantil (tema ainda será divulgado)

28/07 – Educação Infantil (tema ainda será divulgado)

31/7 – 15h: Desafios e legados durante e pós Pandemia – Prof. Marcia Palma – Secretária de Educação de Petrópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: