Educação de Mesquita disponibiliza materiais digitais e impressos para os alunos da rede

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita disponibilizou duas ferramentas importantes para auxiliar os alunos da rede, que estão com aulas suspensas em função da pandemia do novo coronavírus. Pela internet, uma plataforma digital pode ser acessada a partir do endereço http://minhaaula.mesquita.rj.gov.br, que funciona como uma biblioteca virtual. Quem preferir pode também solicitar apostilas impressas, com atividades propostas para os estudantes. Em ambos os casos, no entanto, a utilização é de caráter facultativo.

Na plataforma digital, há sugestões de leituras, vídeos e propostas de reforço escolar. As apostilas, com atividades específicas para cada ano de escolaridade, são elaboradas para o equivalente a um mês de aulas, ou seja, cerca de 20 dias letivos. Disponibilizadas na plataforma, elas podem ser impressas e distribuídas nas escolas da rede aos seus respectivos alunos. Mas isso de maneira segmentada, evitando aglomerações. Os responsáveis interessados em receber as apostilas impressas podem solicitá-las à Secretaria de Educação pelo e-mail apostilaseducacao@mesquita.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 3763-9683, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Há ainda essa opção na própria plataforma digital, a partir de um link.

As séries contempladas com apostilas vão do Infantil 4 ao 9º ano do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para os alunos de zero a 3 anos, estão disponíveis conteúdos interativos. Quanto à Educação Especial, conteúdos acessíveis estão sendo organizados para integrarem a plataforma digital. Além disso, há a oferta de apostilas ampliadas, direcionadas aos alunos com baixa visão – o pedido deve ser sinalizado pelos responsáveis.

Essas ações estão sendo organizadas pelos profissionais que atuam na sede da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com os professores da rede. Estes participam de maneira voluntária e colaborativa, encaminhando atividades propositivas. Todo o trabalho, desde o desenvolvimento até a distribuição, atende as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, com a utilização de máscaras e luvas, higienização feita com álcool em gel e sabonete líquido e dispensando profissionais que fazem parte do grupo de risco no processo de entrega.

No entanto, é importante ressaltar que essas ações apoiam alunos e familiares como complementação ao ensino. Ou seja, elas não têm caráter obrigatório e não são contabilizadas para o cumprimento das 800 horas letivas anuais, determinadas pelo Ministério da Educação. A devolução dessas apostilas com as atividades executadas ocorrerá no retorno das aulas presenciais. Ou, ainda, em momento oportuno, previamente orientado pela Educação de Mesquita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito