Eduardo Leite toma posse como governador ao lado de namorado
Primeiro governador assumido homossexual do Brasil, Eduardo Leite (PSDB), foi ao lado de seu namorado, o médico capixaba Thalis Bolzan, em sua posse como governador reeleito do Rio Grande do Sul.
“Sou muito feliz pela família que eu tenho e por ter o Thalis, que também compreende o quanto que a vida pública nos demanda, e também me estimula e me dá forças pra seguir em frente”. afirmou Leite ao chegar para a cerimônia.
Os jornalistas lembraram de Onyx Lorenzoni (PL), adversário derrotado de Leite, que usou de homofobia em sua campanha ao afirmar que “o Rio Grande do Sul queria ter uma primeira-dama de verdade”.
“Isso não foi um assunto na campanha. Quando tentaram fazer disso um assunto, houve o repúdio da população e o que importa é o sentimento que a gente carrega dentro de cada um de nós. E o meu é de muito amor pelo Thalis e pelo povo do Rio Grande do Sul”, disse ao discursar.
Foco na presidência em 2026?
Recém empossado também presidente nacional do PSDB, Leite terá como um dos primeiros desafios à frente do partido ganhar musculatura política após o desempenho pífio nas últimas eleições, em que viu sua bancada diminuir de 29 para 13 deputados federais.
Para tal, abriu negociações para uma federação ou fusão com o Podemos, que recentemente se fundiu com o PSC e passará a contar com 18 deputados e sete senadores. O PSDB tem quatro cadeiras no Senado, nenhuma conquistada em 2022.
Leite já deixou para trás a campanha marcada por troca de gentilezas com a esquerda e voltou a se aproximar de movimentos e partidos de direita.
A ideia é articular um bloco nacional de oposição a Lula com viés moderado e liberal, menos estridente e ideológico que a oposição bolsonarista prometida pelos nomes eleitos sob a legenda do PL.