Eduardo Paes indica três vereadores, três deputados estaduais e dois federais para secretarias

O prefeito eleito, Eduardo Paes (DEM), reuniu neste domingo (13), o primeiro escalão de seu futuro governo. Esse foi o primeiro encontro que reuniu os 23 secretários, subprefeitos, além de presidentes de órgãos e empresas públicas. O objetivo do encontro era mostrar a todos a responsabilidade que cada um terá, além de fazer um diagnóstico dos desafios futuros e a situação financeira da capital fluminense.

Paes também informou os novos secretários indicados para as pastas de Ciência e Tecnologia, Willian Coelho; da Terceira Idade, Júnior da Lucinha; de Habitação, Fábio Coutinho e de Proteção e Defesa dos Animais, Vinícius Cordeiro.

Conheça agora os nomes apresentados para as secretarias da Prefeitura do Rio: 

Marcelo Calero – Integridade Pública

Marcelo Calero (Cidadania) é deputado federal e ex-ministro da Cultura de Michel Temer. O órgão que irá comandar ficará responsável por implantar medidas de transparência e anticorrupção no governo. O tijucano também já foi coordenador-adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio em 2013, quando ajudou a organizar a Jornada Mundial da Juventude. Depois foi presidente do Comitê Rio450 e lançou o Passaporte dos Museus.

Renan Ferreirinha – Secretaria de Educação 

O deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB) foi o escolhido para comandar a secretaria de educação. Renan é de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e se elegeu em 2018 tendo como principal bandeira a Educação. Ferreirinha é o parlamentar mais jovem da Alerj na legislatura 2019-2022.

Pedro Paulo – Secretaria de Fazenda, Planejamento e Controladoria

O deputado Federal Pedro Paulo, que foi braço-direito de Paes em seu segundo mandato à frente assumirá a Secretaria de Fazenda, Planejamento e Controladoria, unindo hoje várias funções dispersas na prefeitura. Em gestões anteriores ele foi chefe da Casa Civil.

Daniel Soranz – Secretaria de Saúde

O médico sanitarista e pesquisador Daniel Soranz será o novo secretário de Saúde do Rio, em 2021. Soranz já era um nome tido como certo para a Saúde – pasta que já comandou em mandato passado de Eduardo Paes. O médico já anunciou, ao todo, dez medidas para melhorar a saúde. 

Cristiano Beraldo – Secretaria de Turismo

Cristiano Beraldo (PSDB) foi coordenado do Plano de Governo da campanha de Eduardo Paes para prefeito. O governador de São Paulo, João Doria, foi mencionado por Paes, ao anunciar Beraldo e ainda falou na possibilidade de parceria do Turismo entre sua cidade e destinos paulistas.

Vinicius Cordeiro – Proteção e Defesa dos Animais

Vinicius Cordeiro, presidente regional do Avante, assumirá a pasta de Proteção e Defesa dos Animais. Vinicius Cordeiro, que foi candidato a vereador nas últimas eleições, já ocupou o cargo na segunda passagem de Paes na prefeitura (2015-2016) e era um nome defendido por entidades e protetores ligados à causa.

Jorge Felippe Neto – Secretaria de Trabalho e Renda

O deputado estadual Jorge Felippe Neto (PSD) vai assumir a Secretaria municipal de Trabalho e Renda a partir de janeiro. Felippe Neto está no segundo mandato na Assembleia Legislativa e foi secretário de Conservação no governo de Marcelo Crivella (Republicanos). O deputado é neto do atual presidente da Câmara, Jorge Felippe (DEM).

Marcus Vinícius Faustini – Secretaria de Cultura

Idealizador de diversas iniciativas voltadas para jovens da periferia, como a Agência Redes para Juventude, Marcus Vinicius Faustini irá assumir a Secretaria de Cultura da gestão Eduardo Paes. Nascido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o escritor, diretor teatral e cineasta já havia sido secretário de Cultura em Nova Iguaçu, entre 2006 e 2008, durante o primeiro mandato de Lindbergh Farias (PT). Depois, entre 2010 e 2011, assumiu a Superintendência de Cultura e Sociedade quando Adriana Rattes era secretária da área, na gestão do ex-governador Sérgio Cabral (MDB).

Chicão Bulhões – Secretaria de Desenv. Econômico, Inovação e Simplificação

O jovem deputado estadual, Chicão Bulhões, abriu mão de sua candidatura como deputado estadual para se tornar secretário de Paes. Chicão é advogado com atuação focada em empreendedorismo, inovação e startups. Cursou Business Law pela Fordham University, em Nova Iorque. Foi da Associação Brasileira de Propriedade Industrial (ABPI) e da Associação Internacional pela Proteção da Propriedade Industrial (AIPPI).

Washington Fajardo – Secretaria de Planejamento Urbano

No primeiro mandato de Eduardo Paes, Fajardo foi presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, além de assessor do prefeito para assuntos relacionados ao urbanismo.

Guilherme Schleder – Secretaria de Esportes

Antigo chefe de gabinete e sucessor de Pedro Paulo na Casa Civil, Guilherme Schleder já está no aquecimento para assumir a Secretaria de Esportes. Schleder foi um dos colaboradores mais próximos de Paes em suas primeiras gestões na Prefeitura do Rio.

Anna Laura Secco – Secretaria de Conservação

Anna Laura será responsável pela pasta de Conservação. Participou da primeira gestão de Paes como coordenadora de promoção de eventos da Casa Civil. Anna foi a primeira mulher a compor o time de secretariado. 

Laura Carneiro – Secretaria de Assistência Social

Advogada, 3 vezes vereadora, 4 vezes deputada federal, Laura Carneiro foi eleita vereadora do Rio de Janeiro pelo DEM. Laura Carneiro presidiu na Câmara a comissão de Seguridade Social e Família e esteve entre os parlamentares que elaboraram a Lei Orgânica da Assistência Social. Foi relatora da lei que criou garantias para crianças e adolescentes vítimas de violência e já ocupou a pasta na gestão de César Maia.

Joyce Trindade  –  Secretaria da Mulher

Joyce Trindade é uma das mais jovens entre o secretariado municipal. Com apenas 24 anos, é de Cosmos, na Zona Oeste, estuda Gestão Pública na UFRJ e trabalha no instituto República.org. A jovem foi uma das idealizadoras da campanha Onde estão os negros no serviço público? 

Maína Celidonio – Secretaria de Transportes

Maína Celidônio é economista, formada pela PUC-Rio e especialista em mobilidade urbana. Em 2019, a economista apresentou uma tese de doutorado na PUC-Rio na qual avaliou o impacto de obras de melhoria no setor nos preparativos para a Olimpíada de 2016, entre eles, os corredores de BRT, a Linha 4 do Metrô e o VLT, no Centro.

Marli Peçanha – Secretaria de Ação Comunitária

A professora da rede municipal Marli Peçanha será secretária municipal de Ação Comunitária. Eduardo Paes disse ter trabalhado com Marli em seu primeiro cargo público, como subprefeito da Barra da Tijuca. 

Kátia Souza – Secretaria de Infraestrutura

 

Engenheira e servidora municipal desde 2008, Kátia Souza acompanhou projetos da primeira gestão Paes, como obras olímpicas e fábrica de escolas do amanhã. Kátia informou que seu foco inicial na pasta será, justamente, retomar projetos passados, além de adaptar cerca de 20 clínicas da família em clínicas especializadas.

Eduardo Cavaliere – Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Defesa do Meio Ambiente

Eduardo Cavaliere, 26 anos, é advogado com formação complementar em Matemática Aplicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do RJ. O futuro secretário também estudou na China, onde se especializou no desenvolvimento de tecnologias, na campanha política de Paes deste ano, ele trabalhou na estratégia digital, sendo o responsável pela atualização das redes sociais do futuro prefeito.

Salvino Oliveira – Secretaria da Juventude

Salvino Oliveira é líder comunitário, nasceu e foi criado na Cidade de Deus. Desenvolvedor de projetos sociais e artísticos na área, Salvino atua como um interlocutor entre os moradores e o poder público. Formado em gestão pública pela UFRJ, atualmente trabalha como assessor especial da Defensoria Pública.

Junior da Lucinha – Secretaria da Terceira Idade

Eleito vereador do Rio nestas eleições municipais, Junior da Lucinha (PL), foi escolhido para ser Secretário da Terceira Idade. Junior é filho da Deputada estadual Lúcia Helena, a Lucinha. Junior já foi vereador em outras duas ocasiões. 

Willian Coelho – Secretaria de Ciência e Tecnologia

Willian Carvalho dos Santos (DC), 38 anos, é outro vereador eleito que assumirá uma secretaria em 2021. Willian já foi vereador entre 2013 – 2017 e 2017 – até o momento, nessas eleições, William foi reeleito para seu terceiro mandato. 

Brenno Carnevale – Secretaria de Ordem Pública

Brenno, em 2014, foi o delegado mais jovem do país, ao assumir a 10ªDP (Botafogo), com 24 anos. O secretário também passou pela Delegacia de Homicídio da Baixada e da Capital, quando escreveu uma carta, três meses após o assassinato de Marielle Franco denunciando precariedades nas condições de trabalho da Polícia Civil. Nas últimas eleições, foi candidato a vereador pelo Cidadania, e recebeu 2369 votos, o que lhe deixou como suplente do partido. Inicialmente, o delegado havia sido anunciado como subsecretário de Integridade.

Fabio Dalmasso Coutinho – Secretaria de Habitação

Coutinho já atuou como diretor de licenciamento ambiental do estado, no governo Wilson Witzel, presidente da Imprensa Oficial na gestão do ex-governador Anthony Garotinho em 2006 e como chefe de posto de atendimento do Detran em 2004. Também foi chefe de gabinete do vereador Andrigo (SD), na Câmara Municipal de Niterói. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito