Domingo de testagem rápida de COVID-19 em Duque de Caxias, nesta segunda(08) ações chegam à 7 bairros

O domingo foi mais um dia de ações voltadas para a testagem da população de Duque de Caxias para o Covid-19. Milhares de cidadãos atenderam ao chamado da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, para a realização de testes rápidos em sete bairros da cidade.
As equipes de saúde estiveram das 8h às 12h, deste domingo (07), nas feiras livres de Gramacho, Jardim Primavera, Saracuruna, Imbariê, Santa Cruz da Serra, Nova Campinas e na feira do Centro.

As ações foram acompanhadas desde cedo pelo prefeito Washington Reis e pelo secretário de Saúde, Dr José Carlos de Oliveira. O prefeito ressaltou que o município está fazendo a maior programação de testagem de Covid-19 de toda a Baixada, “Duque de Caxias sai na frente na testagem em massa. Nosso objetivo é detectar o contágio para podermos ampliar e detalhar melhor a circulação do vírus, definindo as prioridades e ações a serem tomadas na cidade no enfrentamento ao novo Coronavírus”, disse Washington Reis.

Para esta segunda-feira (08), estão programadas ações de testagem rápida nos bairros Prainha, Vila Ideal, Mangueirinha, Parque Vila Nova, Vila Operária, Parque das Missões e Beira Mar. Na terça-feira (9), mais quatro polos estarão atendendo na Praça Do Galo, Praça do Braguinha (São Bento), Vila Rosário (Colégio Maria Tenório), e Vila Fraternidade. O atendimento acontece das 8h às 12h.

Os testes rápidos devem ser feitos a partir do oitavo dia após o início dos sintomas, para que os resultados possam atingir os valores de sensibilidade, especificidade e precisão. Para realização dos exames, as prioridades são os profissionais de saúde, os idosos e pessoas com comorbidades, como hipertensão e diabetes, além dos agentes de segurança e pessoas com sintomas de síndrome gripal.

No sábado (6), primeiro dia de testagem nas feiras livres da Figueira, do bairro Dr. Laureano, da Praça da Mantiquira (Xerém) e no calçadão do Centro, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil contabilizou 2.304 testes rápidos de Covid-19 realizados. Destes, 142 foram notificados como positivos. Neste domingo, foram 3.350 testes realizados, sendo 226 positivos para o vírus.

Segundo a Prefeitura de Caxias, o objetivo da ação é reduzir as subnotificações e iniciar a medicação adequada nos pacientes infectados no menor tempo possível, o que colabora muito no sucesso do tratamento. Os pacientes sintomáticos com teste rápido positivo foram encaminhados para atendimento médico na unidade de saúde mais próxima de sua residência, além do isolamento domiciliar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: