fbpx

Dia para Eliminação da Violência contra as Mulheres é lembrado em Rio das Ostras

Município adere à Campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”

Nesta quinta-feira, 25 de novembro, é comemorado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Em Rio das Ostras, a data está sendo lembrada com a adesão à Campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que começou em 20 de novembro e vai até 10 de dezembro. Estão sendo realizadas uma série de atividades com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade, como rodas de conversa em unidades de assistência social e on-line.

A Campanha em Rio das Ostras é realizada pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) do Município. No programa desta quinta-feira está uma conversa sobre o tema realizada no horário da manhã na sala de espera do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Rocha Leão.

No horário da tarde desta quinta, a partir das 15h, acontece a roda de conversa on-line com o tema “Avanços e Desafios – Políticas Públicas de Atendimento à Mulher no Município de Rio das Ostras” com a participação da enfermeira do Núcleo de Violência contra a Mulher (Navi), Andreia Pereira, da assistente social do Ambulatório de Saúde Mental, Fabiana Paschoal e da advogada técnica do Ceam, Amanda Peroba. Inscrições pelo WhatsApp (22) 2771-3125.

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA – Desde a inauguração do Ceam, em 9 de abril de 2019, já foram atendidas 3.412 mulheres. De janeiro a dezembro de 2020, 1.420 mulheres passaram pelo Ceam e, de janeiro a outubro de 2021, foram 1.004 atendimentos. Todas as usuárias referenciadas são vítimas de violência doméstica, familiar ou de gênero. O Ceam oferece informação e orientação por intermédio de equipe Multidisciplinar e o atendimento é na Avenida Roberto Silveira, 100, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Pelo telefone e mensagens por aplicativo com o número (22) 2771-3125 é possível obter mais informações.

RODAS DE CONVERSA – Estão programadas também mais duas rodas de conversa on-line, sempre às 15h das quintas-feiras, com os seguintes temas: dia 2 de dezembro, “Atendimento ao Homem, uma proposta de reconstrução”; dia 9 de dezembro, “Saúde Mental e Masculinidade no contexto da violência contra a mulher”. As inscrições para as lives devem ser feitas pelo WhatsApp (22) 2771-3125 informando nome e de qual roda de conversa deseja participar.

Em Rio das Ostras, a Campanha termina no dia 10 de dezembro, às 10h, com a mesa-redonda intitulada “Sociedade e Poder Público: como estamos após 15 anos de Lei Maria da Penha”. Os palestrantes serão Dario Córdova Posada, psicólogo/psicanalista e  responsável pela implantação de uma metodologia de responsabilização jurídica dos agressores no I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Luciana Araújo, assistente social e pesquisadora em grupos reflexivos com homens autores de violência no âmbito do Sistema Judiciário. A mesa tem participação restrita a convidados e acontece na Igreja Dignus Est, localizada na Extensão do Bosque.

CAMPANHA INTERNACIONAL – Realizada em mais de 150 países, a campanha internacional é originalmente conhecida como “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. No Brasil, a iniciativa começa no “Dia da Consciência Negra”, em 20 de novembro, por considerar a mulher negra duplamente vulnerável. Nesse período também são comemorados o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), o Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6 de dezembro) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 25/11/2021 – quinta-feira

CEAM com você na “Sala de Espera” Horário: 8h às 8:30h – CRAS ROCHA LEÃO

Téc. Resp. do CEAM – Advogada Amanda Peroba

Participação liberada para as pessoas que aguardam atendimento e servidores da unidade

Roda de Conversa – LIVE Horário: 15h

Tema: Avanços e Desafios – Políticas Públicas de Atendimento à Mulher no Município de Rio das Ostras

Convidadas:

Andreia Pereira – Enfermeira do NAVI (Núcleo de Violência Contra a Mulher/RO) Fabiana Paschoal – Assistente Social do Ambulatório de Saúde Mental/RO Mediadora

Amanda Peroba – Advogada – Técnica do CEAM

Inscrição através do WhatsApp – (22) 2771-3125

Dia 29/11/2021 – segunda-feira

CEAM com você na “Sala de Espera” Horário: 8h às 8:30h – CRAS NORTE

Téc. Resp. do CEAM – Psicóloga Monique Baraldini

Participação liberada para as pessoas que aguardam atendimento e servidores da unidade

Dia 30/11/2021 – terça-feira

Espaço Aberto – Divulgação CEAM e Mobilização dos 21 dias de Ativismo Horário: 9h às 15h – Centro de Cidadania – Âncora

Balcão de Orientação e Informação, para quem tiver interesse.

Dia 02/12/2021 – quinta-feira

Roda de Conversa – LIVE Horário: 15h

Tema: Atendimento ao Homem, uma proposta de reconstrução

Convidados:

Paulo César – Coordenador do Centro de Referência do Homem Dario Córdova Posada – Psicólogo/Psicanalista

Mediadora:

Débora Azeredo – Psicóloga

Inscrição através do Whatsapp – (22) 2771-3125

Dia 06/12/2021 – segunda-feira

CEAM com você na “Sala de Espera” Horário: 8h às 8:30h – CRAS CENTRAL

Téc. Resp. do CEAM – Assistente Social Célia Regina

Participação liberada para as pessoas que aguardam atendimento e servidores da unidade

Dia 07/12/2021 – terça-feira

Espaço Aberto – Divulgação CEAM e Mobilização dos 21 dias de Ativismo Horário: 9h às 15h – Sede Prefeitura de Rio das Ostras

Balcão de Orientação e Informação, para quem tiver interesse

Dia 09/12/2021 – quinta-feira

Roda de Conversa – LIVE Horário: 15h

Tema: Saúde Mental e Masculinidade no contexto da violência contra a mulher

Convidado:

Deivid Barreto – Psicólogo especializado em Saúde Mental Mediadora:

Débora Azeredo – Psicóloga – Técnica CEAM

Inscrição através do Whatsapp – (22) 2771-3125

Dia 10/12/2021 – sexta-feira

Mesa de Encerramento

Horário: 10h

Tema: Sociedade e Poder Público: como estamos após 15 anos de Lei Maria da Penha?

Local: Igreja Dignus Est

Av. Brasil, nº 144 – Extensão do Bosque – Rio das Ostras

Palestrantes:

Dario Córdova Posada – Psicólogo/Psicanalista – Mestrado sobre Modelos de Masculinidade – Implantação de uma metodologia de responsabilização jurídica com autores de violência, no I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Luciana Araújo – Assistente Social – Doutorada e Concluinte de Pesquisa em grupos reflexivos com homens autores de violência no âmbito do Sistema Judiciário.

Convidados: Profissionais da Rede de Serviços Públicos e Representantes da Sociedade Civil, “Acesso Restrito respeitando o protocolo de segurança sanitária”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: