Dia Mundial sem Carros: Itaguaí caminha para tornar transporte mais acessível

Como parte das ações do Plano Municipal de Mobilidade Humana e Sustentável (PMMHS), a Prefeitura de Itaguaí apresentou, nesta quinta-feira (22/09), no Parque Municipal, a frota de ônibus que já seguem as diretrizes do projeto.

Segundo a Secretaria de Transporte, os ônibus que fizeram parte da exposição são veículos do transporte público, escolar e de fretamento. Alunos Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itaguaí (Apae) prestigiaram o evento, ocasião em que tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas de acessibilidade dos veículos como, por exemplo, elevadores para cadeirantes e dispositivo de poltrona móvel (DPM).

“É uma cobrança do poder público para que as empresas instaladas na cidade tenham acessibilidade. O transporte tem que ser acessível a todos”, enfatizou o secretário de Transporte, José Carlos da Silva.

De acordo com o titular da pasta, o intuito foi mostrar as empresas que atendem ao transporte público e de fretamento no município que já estão investindo em mobilidade urbana. “Cada empresa trouxe veículos com acessibilidade e nos apresentou a eficácia de cada equipamento, como eles funcionam na prática”, explica o secretário.

O PMMHS está em fase de aprovação em projeto de lei e precisa, obrigatoriamente, virar lei em 2023.

O evento foi uma parceria entre as secretarias de Transporte e de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito. A medida contou com a participação das empresas Serra Verde, Transturismo, Bel-Tour, Famili Tour, Helena Tour, Turim, Util, Real Rio, SBL e Solazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.