Detran inicia campanha bem-humorada para reduzir faltas aos atendimentos agendados

Postos do Detran sofrem com a ausência de pessoas que não comparecem aos agendamentos

Através de uma campanha bem-humorada nas redes sociais, o Detran-RJ pede aos usuários com serviços agendados nos postos do órgão que não deixem de comparecer às unidades nas datas marcadas, ou que desmarquem o atendimento, pelo site ou pelo teleatendimento, em caso de imprevistos.

Levando-se em conta todos os postos de identificação civil do estado, apenas no mês passado mais de 75 mil atendimentos deixaram de ser realizados porque os usuários fizeram o agendamento dos serviços e não compareceram. O número corresponde a 43% do total.

Uma das peças publicitárias vai brincar com a imagem de um furão. O animal extrovertido será usado em uma das artes da campanha, juntamente com a frase “Não seja furão”.

— Queremos conscientizar o nosso usuário de que, quando ele agenda o atendimento e não comparece, está tirando a vez de outra pessoa que precisa ser atendida. Comparecer ao posto no dia e hora marcados, ou comunicar a desistência, são também exercícios de cidadania — explica o presidente do Detran, Adolfo Konder.

Poupa Tempo: 40% de faltas

De acordo com o levantamento da Diretoria de Identificação Civil, a média de comparecimento é baixa em muitos postos do estado. Nas três agências do Rio Poupa Tempo (Bangu, São João de Meriti e Caxias), em junho, apenas 56% dos usuários agendados foram atendidos. Em média, 40% não apareceram. E, os 4% restantes, não levaram os documentos necessários.

Em números absolutos, como as três unidades do Rio Poupa Tempo agendam cerca de 3.900 atendimentos por dia, é possível afirmar que, em junho, cerca de 1.700 pessoas deixaram de comparecer aos postos todos os dias, ou 34 mil pessoas durante todo o mês.

Habilitação e Veículos

Nos demais serviços oferecidos pelo Detran, o percentual de faltas é menor, mas também importante, principalmente se considerado o fato de que a demanda por atendimentos está represada, em função da pandemia da Covid-19.

Para os serviços de veículos, dos 153,3 mil usuários agendados em maio, 21,6 mil faltaram no dia marcado – o que representa quase 15% do total.

Nos serviços de habilitação, o que mais chama a atenção é que das 182,2 mil vagas oferecidas para agendamento, em maio, apenas 137,6 mil foram preenchidas pelos usuários. Outras 44,5 mil não foram utilizadas (ficaram sem agendamento). Dos 137,6 mil que agendaram, apenas cerca de 3.500 (menos de 3%) faltaram no dia marcado.

Quem não puder comparecer no dia marcado pode cancelar o agendamento no próprio site do Detran ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 21 3460-4041 ou 21 3460-4042).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: