Despedida ao ex-governador Joaquim Roriz reúne mais de 2 mil pessoas em Brasília

O velório do ex-governador Joaquim Roriz, que começou na tarde de quinta-feira (27), continuou durante a madrugada desta sexta (28) e seguiu pelo início da manhã. De acordo com a Polícia Militar, mais de 2 mil pessoas passaram no Memorial JK para prestar a última homenagem ao político que morreu aos 82 anos. Na despedida, pelo menos duas mulheres passaram mal.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o ex-governador vai receber honras militares. O sepultamento está marcado para as 11h, no cemitério da Asa Sul (confira detalhes mais abaixo).

A previsão é de que Roriz seja enterrado na “Ala dos Pioneiros” de Brasília, onde estão fundadores da capital federal.

O trânsito ao redor do memorial foi bloqueado durante o velório. Filas se formaram ao longo de das mais de 15 horas, com pessoas que faziam questão de chegar perto e tocar no ex-governador pela última vez.

A escadaria do memorial ficou repleta de flores para o ex-governador. E a bandeira de campanha dele fica guardada como lembrança por admiradores, que enxugaram lágrimas no tecido.

“Essa bandeira é de 2002. Quando nós estávamos na campanha, Roriz pegou e me deu. Ele limpou o suor com ela e me entregou”, afirma o ourives João Batista Soares, um dos que foram ao velório.

“Essa perda dele hoje é uma dor que qualquer um tem como se fosse um pai”, diz a aposentada Lindoina Nogueira. “O Roriz não foi só um governador. Ele foi um pai para todos”, continua a secretária Cristiane Carla.

Missa

Às 10h desta sexta, o arcebispo emérito de Brasília, dom José Freire Falcão, irá celebrar uma missa que deverá ser transmitida por um telão do lado de fora do prédio. O objetivo é permitir que as pessoas que não conseguirem entrar no Memorial JK acompanhem a cerimônia.

Por volta das 10h, o corpo de Roriz será levado, em um carro aberto, até o Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul (veja rota do cortejo ao fim da reportagem). O caixão será carregado por cadetes dos bombeiros pelas ruas do Plano Piloto.

Mudanças no trânsito

Durante o cortejo, o trânsito sofrerá intervenções. O Detran recomenda aos motoristas que evitem transitar nas imediações do Memorial até o cemitério. Algumas mudanças já foram feitas:

  • as faixas da esquerda das vias S1 e N1, no Eixo Monumental, estão interditadas;
  • o estacionamento do Memorial JK foi reservado para a família e autoridades;
  • o estacionamento da Praça do Cruzeiro ficou disponível à população.

No Memorial JK, sete carros da Polícia Militar, dois do Detran e duas unidades de resgate do Corpo de Bombeiros estão posicionados desde a tarde desta quinta-feira e permanecerão até sexta. Segundo a Secretaria de Segurança, esse aparato poderá ser alterado, caso haja necessidade.

Velório

ex-governador morreu às 7h50 desta quinta, no Hospital Brasília, onde estava internado há mais de um mês. O corpo chegou ao Memorial JK, local escolhido pela viúva Weslian Roriz para o velório, pouco depois das 14h.

Os familiares mais próximos – a mulher, Weslian, e as filhas Liliane, Jaqueline e Wesliane – chegaram por volta das 17h30. Muito emocionadas, elas não quiseram falar com a imprensa.Pelo menos duas pessoas desmaiaram e tiveram que ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito
%d blogueiros gostam disto: