Desafio de ciclismo da Serra do piloto traz atletas de todo o país para Mangaratiba

Neste domingo (11) o município de Mangaratiba foi palco do Desafio de Ciclismo Serra do Piloto, a primeira prova de ciclismo de montanha do estado do Rio de Janeiro do ano de 2021. O evento, que foi uma realização da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ) e da Galvão Assessoria Esportiva, com apoio da Prefeitura de Mangaratiba, reuniu atletas de todas as idades, e de diversas partes do país.

Duas modalidades diferentes e duas quilometragens de percurso foram disputadas no circuito. Os mais de 320 participantes se dividiram entre os formatos de competição Speed e Montain Bike, e percorreram de 40 a 80 KM.

O maior destaque da competição foi o mineiro Felipe Marques, morador de Juiz de Fora-MG, que alcançou o primeiro lugar na categoria Elite Masculino. Dentre os elogios que atribuiu ao município, ele destaca o desafio que o percurso oferece.

“Eu já participei de uma competição nesta rota em 2016 e refiz o trajeto novamente esse ano. Estou muito feliz e satisfeito em alcançar o primeiro lugar. Além do circuito da Serra ser muito desafiador, o visual é lindo, o que é um bônus no percurso”, afirmou.

Entre os competidores que ficaram em primeiros lugares em suas categorias, está o  morador de Mangaratiba Carlos Frederico Castilho.

“A Serra do Piloto é o meu quintal, já subi isso aqui centenas de vezes. Sou morador de Mangaratiba e pratico esse esporte há 15 anos, é muito bom. Esta já é minha terceira prova aqui e meu primeiro pódio”, relata ele, que foi o ganhador do primeiro lugar na categoria Mountain Bike masculino 30+.

Além de Carlos, outra moradora de Mangaratiba desfrutou do lugar mais alto do pódio. Alba Neide de Moura conquistou o primeiro lugar da categoria Mountain bike feminino 30+. Para ela, o melhor aspecto do trajeto da Serra do Piloto, é a segurança que oferece:

“Mangaratiba é um dos melhores lugares do Rio de Janeiro para praticar o ciclismo. A Serra é espetacular. Eu sempre treino lá, subo sozinha, a segurança é de primeira. Como atleta e moradora da cidade fico muito agradecida de ver o apoio que a Prefeitura dá para o ciclismo. Estou lisonjeada, pois, essa é a primeira prova que participo e consegui ser campeã dentro do meu município”, concluiu.      

COMÉRCIO BENEFICIADO:

Diversos comerciantes locais também foram beneficiados com a realização do circuito na cidade. João Carlos é dono de uma padaria na Serra do Piloto, disse que o movimento de ciclistas no distrito contribui para um aumento significativo nas vendas. “Ultimamente tem passado ciclistas de muitos lugares por aqui. Isso ajuda muito no comércio local, pois eles sempre param para consumir nossos produtos”, disse.

Os responsáveis pelo restaurante Skina’s Bar, localizado no centro de Mangaratiba, também fizeram questão de deixar um comentário positivo sobre o circuito. “Nosso estabelecimento teve um movimento muito bom hoje. Dificilmente isso aconteceria em um domingo de manhã se não fosse esse evento. Foi muito legal”, destacaram Paulo Vitor, Ricardo Mineirinho e Célio Alves.

PARCERIA DE SUCESSO

Adair Tuche, Presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), agradeceu o apoio que a Prefeitura concedeu ao evento. 

“O circuito é excelente. O Desafio Serra do Piloto foi muito bem aceito pelos atletas, tanto que os números de inscritos superou a nossa expectativa. A cidade de Mangaratiba dispensa elogios. É um paraíso. Agradeço muito a Prefeitura de Mangaratiba por apoiar o evento e por acreditar no trabalho da FECIERJ. Em nome da Federação e de todos os ciclistas agradeço ao Prefeito Alan Bombeiro por abrir as portas da cidade. Esperamos que outros eventos surjam com essa parceria”, completou.

O Prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, participou do evento e não escondeu sua empolgação. “Estou muito feliz. Nosso município agora faz parte da rota nacional de ciclismo e é assim, com eventos de sucesso e incentivo ao esporte, que quero destacar Mangaratiba para o mundo”.

Marcaram presença no Desafio de Ciclismo Serra do Piloto, o Subsecretário de Esportes Cláudio Passos, o Secretário de Ordem Pública, Junior Agra, o Secretário de Turismo e Cultura, Fernando Luis Mattos da Motta, além dos vereadores Rômulo Carcará e Renato Fifiu.

Para mais detalhes sobre a classificação geral, acesse o site da FECIERJ, através do link:  https://fecierj.org.br/resultados/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: