Deputado pede atenção do governo federal para a Rio-Petrópolis

O fim da concessão da Rio-Petrópolis (BR-040) no próximo domingo representa um alívio, mas ao mesmo tempo traz preocupação para o deputado estadual Marcus Vinícius (PTB). Na avaliação do parlamentar, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que assumirá a via a partir de 1ª março, deve agilizar uma nova licitação, para garantir plena segurança aos usuários no trecho que vai até Juiz de Fora (MG). 
Marcus Vinícius afirma que a Concer, responsável pela exploração da estrada, não cumpriu com as obrigações durante duas décadas e meia. Por utilizar diariamente a serra de Petrópolis, o deputado reclama da precariedade na sinalização, buracos e falta de iluminação. 
“Alguma sanção a Concer precisa sofrer porque nunca respeitou nada. Ao mesmo tempo, vejo com preocupação o período em que a BR-040 ficará nas mãos do governo federal. Será que o DNIT terá condições de prestar assistência médica e mecânica aos motoristas que necessitarem de socorro com a rapidez necessária? Nós sabemos que toda a malha federal se encontra sucateada e os serviços não são os mesmos, além de serem menos ágeis e eficazes”, alerta Marcus Vinícius, que também demonstra preocupação com as vítimas de acidentes na BR-040, que vai até a divisa com o Estado de Minas Gerais.
“Nesse momento de pandemia, os bombeiros, hospitais e Samu terão muitas dificuldades de socorrer os acidentes na BR-040 inteira, principalmente no trecho da Serra de Petrópolis, onde mais temos acidentes, com mais intensidade ainda quando chove”, avalia Marcus Vinícius.
O deputado elogiou a iniciativa da bancada federal de direcionar parte da verba de bancada para o governo federal realizar a manutenção da via, além de retomar as obras do túnel. A partir de 1º de março, não terá cobrança de pedágio até que a rodovia seja novamente licitada.
“Agradeço aos nossos deputados federais, mas lembro que esses investimentos deveriam ser da iniciativa privada, da Concer que nunca cumpriu nem respeitou nada”, afirma Marcus Vinícius, na expectativa de que a nova concessão seja eficiente. “Não dá mais para pagar pedágio e não ver o serviço ser entregue”, conclui o deputado, que nesta segunda-feira (22) participou de audiência pública na Câmara Municipal de Petrópolis para debater a nova administração da BR-040.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: