Delegado da Polícia Civil do Rio intima jornalista do Intercept Brasil

O delegado da Polícia Civil do Rio, Pablo Dacosta Sartori intimou para depor na 5ª feira (10.jun.2021) o jornalista Leandro Demori, do Intercept Brasil. Segundo informações do portal Metrópoles, a motivação para a intimação foi a newsletter publicada em 8 de maio pelo site, com acusações contra policiais civis do Rio de Janeiro. Na publicação, agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais, envolvidos no tiroteio no Jacarezinho, são chamados de “facção da Core” .

A abertura do inquérito contra Demori foi assinada pela delegada Daniela dos Santos Rebelo Pinto, em maio deste ano, com duração de 30 dias.

Sartori já determinou investigações contra o youtuber e empresário Felipe Neto -por chamar o presidente Jair Bolsonaro de “genocida”, e os apresentadores do Jornal Nacional William Bonner e Renata Vasconcellos -por crime de desobediência a uma decisão judicial sobre divulgações da investigação contra Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas. Ambos os inquéritos foram arquivados.

CASO JACAREZINHO

A operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro deixou 28 mortos na favela do Jacarezinho. A Polícia Civil, responsável pela ação policial, disse ter recebido denúncias de que traficantes estavam aliciando crianças e adolescentes para integrar a facção que domina o território.

A ação policial também deixou 2 passageiros do metrô feridos dentro de um trem da Linha 2, na altura da estação Triagem.

Na semana anterior, a Comissão Arns ingressou com um “apelo urgente” na ONU (Organização das Nações Unidas) para denunciar graves violações de direitos humanos na  operação. O grupo é formado por personalidades do mundo jurídico, acadêmico e político, incluindo ex-ministros de Estado.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro colocou os documentos referentes à operação policial em sigilo por 5 anos. Com a decisão, os nomes dos policiais envolvidos na operação contra o tráfico de drogas não serão divulgados.

Leandro Demori é editor executivo do site The Intercept

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: