Defesa Civil de Guapimirim apresenta Plano de Contingência aos demais setores municipais

A Defesa Civil de Guapimirim apresentou o Plano Municipal de Contingência aos representantes das Secretarias Municipais na manhã da última terça-feira (19). A reunião teve como foco mostrar as ações e o trabalho em conjunto dos setores governamentais na ocorrência de algum tipo desastre natural.

Esse encontro faz parte do planejamento da Defesa Civil e é uma exigência do setor para que todos estejam preparados para agir, preventivamente, perante desastres típicos de verão, incêndios florestais, ocorrência de vendaval ou relacionados ao aumento das chuvas, como as enxurradas no Rio Soberbo.

“Nesse Plano de Contingência  estão contidas informações detalhadas da cidade, como mapas e demarcações, além das ações que atendam às necessidades da população em caso de emergência e seus desdobramentos”, destacou Matheus Lopes, Coordenador da Defesa Civil.

“Ao atualizarmos anualmente o documento e analisarmos os dados, podemos agir com maior eficiência e rapidez”, afirmou o Agente Guedes, supervisor do Setor de Contingência, que também participou da reunião.

A partir da próxima semana, acontecerá também distribuição da “Matriz de Responsabilidade”, cartilha informativa que mostra como as Secretarias Municipais vão agir antes, durante ou após um desastre para padronizar as atividades, maximizando as respostas.

A coordenadoria, que é subordinada à Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, também desenvolve ações importantes na cidade, a exemplo das simulações de evacuação realizadas nos bairros e o contato  direto com a comunidade em geral, com o objetivo de, sempre, resguardar vidas.

Aliás, o departamento já colhe frutos dessas atividades de sucesso, e possui umas das melhores notas do Rio Janeiro em relação à gestão, e por seu empenho no serviço prestado à população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito
%d blogueiros gostam disto: