Daniel Stieler será indicado para comandar a Previ

O atual presidente da Economus, Daniel Stieler, será indicado para comandar a Previ, o fundo de pensão dos funcionários do BB (Banco do Brasil). Ele substituirá José Maurício Coelho.

Ele completará o mandato do antecessor, que anunciou a saída precoce da entidade –antes de 1 ano para o fim do mandato. Stieler poderá ser reconduzido para o cargo.

Antes de ser confirmado como novo comandante do fundo, Daniel Stieler terá que ser aprovado pela Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar). Não será um problema, uma vez que ele é presidente da Economus –o fundo de pensão do antigo banco Nossa Caixa e já passou antes pela Previc. A expectativa é de que o processo seja concluído em, no máximo, duas semanas.

Coelho anunciou o pedido de demissão nesta 3ª feira (25.mai.2021). O pedido de renúncia, que tem efeito a partir de 14 de junho, foi feito depois que André Brandão saiu do comando do banco. Ele era criticado pelo presidente Jair Bolsonaro pelo programa de redução de custos administrativos, como o corte de agências e funcionários. O governo indicou Fausto Ribeiro para chefiar a instituição financeira.

Depois da mudança, criticada por conselheiros, o vice-presidentes do banco também pediram demissão. O presidente do BB também fez mudanças internas no alto escalão. As ações do Banco do Brasil caíam mais de 1,50% às 16h30.

Apesar das mudanças, Daniel Stieler é um nome que agrada a associação de funcionários do banco do Brasil, que considera um nome de consenso.

Coelho foi indicado para a presidência da Previ por Paulo Caffarelli, antigo comandante do Banco do Brasil e que também deixou a presidência da Cielo (controlada pelo BB e Bradesco) na última 4ª feira. Caffarelli trabalhou no governo Dilma Rousseff como vice de Guido Mantega no então Ministério da Fazenda. Parte do mercado interpreta as duas saídas como uma interferência do governo para negociar cargos com o Centrão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: