fbpx

Curso on-line em São Pedro da Aldeia ensina artesanato em feltro para iniciantes

Atividade é oferecida gratuitamente pela Escola de Artes Municipal. Listagem de alunas inscritas pode ser consultada na página da Secretaria de Cultura no site da Prefeitura  

A confecção de lembrancinhas, chaveiros, enfeites, bonecos e artigos de decoração diversos é a finalidade da oficina on-line de artesanato em feltro, oferecida gratuitamente pela Escola de Artes de São Pedro da Aldeia. A atividade é desenvolvida por meio de videoaulas no Youtube e tem como objetivo estimular a formação de novas artesãs, abrindo possibilidades de geração de renda para a população aldeense. Ao todo, 16 alunas estão inscritas e já começaram a receber o conteúdo.  

A dona de casa Juliana Oliveira, do bairro Porto da Aldeia, é uma das inscritas na atividade virtual. “Estou gostando muito. Essa é a primeira vez que tenho contato com esse tipo de artesanato e logo na primeira aula já aprendi a fazer os cortes do feltro. Está sendo muito bom, principalmente nesse momento de pandemia que estamos vivendo. Mais para frente, penso em trabalhar o feltro e, quem sabe, conseguir uma renda extra”, disse.   

As videoaulas são liberadas todas as quartas-feiras e o link para acesso é enviado às participantes. Ao todo, foram formadas duas turmas, com oito alunas cada. A listagem completa das participantes pode ser conferida na página da Secretaria Adjunta de Cultura, no site da Prefeitura, em https://pmspa.rj.gov.br/secretarias/secretaria-adjunta-de-cultura/.  

Além das videoaulas semanais, todas as quintas-feiras as alunas também contarão com suporte on-line em tempo real, via WhatsApp, que será fornecido pela instrutora da oficina, a artesã Kátia Carvalho. Os atendimentos virtuais para dúvidas e orientações começarão na próxima quinta-feira (16).  

“Todo o conteúdo do curso e os atendimentos virtuais foram pensados com muito carinho, como se eu estivesse com as alunas dentro de sala de aula. Nesse primeiro momento, o foco está sendo na apresentação dos materiais, na explicação sobre o que é o feltro, como trabalhar com ele, os diversos tipos de linhas e de agulhas, e também os cortes e a preparação dos moldes para que as alunas criem intimidade com o artesanato. Tudo isso será refinado ao longo das aulas”, conta Kátia.  

O curso é dividido em três módulos, sendo o último destinado à produção de peças natalinas. A atividade tem carga horária aproximada de 80 horas, com término previsto para o mês de novembro. Ao final, as alunas poderão solicitar a emissão do certificado de conclusão. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: